A FANTÁSTICA ESCRITA FEMININA: MARIANA ENRÍQUEZ E A RECONFIGURAÇÃO DO FANTÁSTICO HISPANO-AMERICANO

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Luciana Mazzutti
Raquel da Silva Ortega

Resumo

A literatura latino-americana ficou marcada, nos anos 1960, pelo momento conhecido como boom latino-americano, em que as produções literárias fantásticas ganharam evidência. Passados mais de 60 anos desse período, recorremos à literatura argentina, como integrante dessa produção literária latino-americana, para discutir o Fantástico em textos contemporâneos. Mais especificamente, este estudo tematiza a releitura do Fantástico na literatura argentina de autoria feminina, a partir dos contos de terror da escritora Mariana Enríquez. Para tanto, nos direcionamos às seguintes questões: De que forma a literatura de Mariana Enríquez apresenta novas configurações ao Fantástico argentino? Como a escrita feminina conduz a uma releitura do Fantástico na literatura argentina? Frente a essas problematizações, objetivamos, de modo geral, discutir a releitura do Fantástico na literatura argentina de autoria feminina, apresentando suas novas configurações e desdobramentos sociais, a partir do estudo de contos que integram a obra da autora: Los peligros de fumar en la cama (2009). Entendemos, nesse sentido, que, partindo de um cenário antecessor prioritariamente masculino, essa autora reinventa e reconfigura o Fantástico, na conjuntura do Insólito, a partir de um olhar feminino, centrado em questões de gênero, com protagonistas mulheres, evidenciando personagens latinas em uma configuração social argentina hispano-americana marcada pelo medo e horror social cotidiano. Enfim, destacamos que a literatura de Enríquez delineia novas configurações ao Fantástico argentino, dada a predominância de personagens femininas e latinas, em que as situações insólitas partem do cotidiano social e histórico envolto em medo, horror e terror para as mulheres na Argentina – consequentemente, e em paralelo, para todas na América do Sul.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Mazzutti, L., & Ortega, R. da S. (2023). A FANTÁSTICA ESCRITA FEMININA: MARIANA ENRÍQUEZ E A RECONFIGURAÇÃO DO FANTÁSTICO HISPANO-AMERICANO. Abusões, 21(21). https://doi.org/10.12957/abusoes.2023.71131
Seção
As escritoras latino-americanas e o Insólito Ficcional
Biografia do Autor

Luciana Mazzutti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Alagoinhas/BA

Graduada em Letras - Língua Portuguesa / Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2007). Mestre em Letras: Linguagens e Representações (UESC), com a pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) "A insólita hibridação do romance 'Sagrado'", sob orientação do Prof. Dr. André Mitidieri. Professora substituta de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador (IFBA - Salvador), de março de 2015 a outubro de 2016. Nomeada professora EBTT-DE, em outubro de 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, exerci o cargo de Coordenadora de Ensino, no campus de Teixeira de Freitas-Ba, de maio de 2017 a março de 2018; Coordenadora de Pesquisa Substituta, do Instituto, Campus Alagoinhas, até outubro/2019; Coordenadora Geral de Iniciação Científica do IF Baiano-PROPES/Reitoria; e, Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IF Baiano de 06 de julho de 2020 a 1º de junho de 2022. Atualmente, professora do campus Alagoinhas.

Raquel da Silva Ortega, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus/BA

Professora Adjunta do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente credenciada no programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da UESC. Doutora em Estudos Literários Neolatinos - opção: Literaturas Hispânicas (UFRJ) e Mestre em Letras Neolatinas - Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas (UFRJ). Graduação em Letras Português/Espanhol (UERJ). Também leciona na Especialização em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica, da Uesc. Coorganizadora do livro Ensino de Literaturas Hispânicas: Reflexões, Propostas e Relatos (EDUFCG, 2018). Membro do GT/ ANPOLL Relações Literárias Interamericanas. Lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Literaturas Hispânicas: Ensino, Pesquisa, Culturas e Releituras (GPLITHIS) e participa como Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Filosofia da tradução: do mito ao logos, da UERJ e GEREL (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e linguagens), da Uneb/Alagoinhas. Associada da ABH (Associação Brasileira de Hispanistas) e da APEEBA (Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia). Atua no ensino e na pesquisa das literaturas hispánicas.