AS VERTENTES DO MODO FANTÁSTICO NA ESCRITA DE LIA NEIVA

Main Article Content

Jucélia de Oliveira Martins
Alexander Meireles da Silva

Abstract

O presente estudo propõe-se investigar a presença e a forma como os gêneros que integram o fantástico (modo) se fazem presentes na produção da escritora carioca Lia Neiva. Analisando os contos “O Parafuso de ouro” (1987), “O androide perfeito” (2012) e “O casamento de Romualdo” (2018), que integram importantes coletâneas da referida autora, pretende-se apresentar uma amostra da riqueza presente nas obras literárias de Lia Neiva, enquanto objetos de múltiplas possibilidades de pesquisa dentro do fantástico nacional.

Article Details

How to Cite
de Oliveira Martins, J., & Meireles da Silva, A. (2023). AS VERTENTES DO MODO FANTÁSTICO NA ESCRITA DE LIA NEIVA. Abusões, 21(21). https://doi.org/10.12957/abusoes.2023.71118
Section
As escritoras latino-americanas e o Insólito Ficcional
Author Biographies

Jucélia de Oliveira Martins, Universidade Federal do Goiás - Regional Catalão (UFG/UFCAT)

Doutoranda em Estudos da Linguagem (Literatura, Memória e Identidade), pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Goiás - campus Catalão. Mestra em Letras (Estudos teóricos e críticos em Literatura), pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão. Membro-fundadora do Grupo de pesquisa: FICÇA - Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital. Integrante dos grupos de pesquisa: Nós do Insólito: vertentes da Ficção, da Teoria e da Crítica e Estudos do Gótico. Participante do projeto de pesquisa: Do fantástico aos fantásticos: facetas do insólito na contemporaneidade e do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL): Vertentes do Insólito Ficcional. Pesquisadora bolsista da FAPEMA, SECTI e Governo do Estado do Maranhão.

Alexander Meireles da Silva, Universidade Federal do Goiás - Regional Catalão (UFG/UFCAT)

Alexander Meireles da Silva. Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008. Professor da Universidade Federal de Goiás - campus Catalão. É membro dos Grupos de Pesquisa: Nós do Insólito: vertentes da Ficção, da Teoria e da Crítica e Estudos do Gótico. Integrante do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL): Vertentes do Insólito Ficcional. Líder do projeto de pesquisa: Do fantástico aos fantásticos: facetas do insólito na contemporaneidade. É criador de conteúdo do canal do YouTube Fantasticursos.