AS APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS ENTRE CONTOS FANTÁSTICOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES E SILVINA OCAMPO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar os contos: “Um chá bem forte e três xícaras”, do livro Antes do baile verde (2009), “Noturno Amarelo”, do livro O seminário dos ratos (2018), de Lygia Fagundes Telles; “A lebre dourada”, do livro A fúria e outros contos (2019) e “O diário de Porfíria Bernal. Relato de Miss Antonia Fielding”, do livro As convidadas (2022), de Silvina Ocampo, pelo viés do fantástico, levando em conta os elementos que colaboram para a presença do sobrenatural em cada narrativa. Para tal análise, utilizamos o livro Introdução à literatura fantástica (1981), de Tzvetan Todorov; o artigo “La literatura fantástica y la representación de la realidad”, de Martha J. Nandorfy, do livro Teorías de lo fantástico (2001), de David Roas (org.), o artigo “A literatura fantástica: gênero ou modo” (2013), de Marisa Martins Gama Khalil, entre outros. Dividimos o estudo da seguinte forma: a primeira parte é um recorte da abordagem teórica referente ao gênero fantástico; a segunda parte oferece uma breve apresentação de Lygia Fagundes Telles e de Silvina Ocampo; a terceira se concentra na análise dos contos e, por fim, apresentamos uma breve conclusão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
GEROTTO DE FREITAS VALENTIM, Laís; ANTONIETTI LOPES, Tânia Mara. AS APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS ENTRE CONTOS FANTÁSTICOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES E SILVINA OCAMPO. Abusões, Rio de Janeiro, v. 21, n. 21, 2023. DOI: 10.12957/abusoes.2023.71052. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/71052. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
As escritoras latino-americanas e o Insólito Ficcional

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.