ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO

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Marina Sena

Resumo

Conforme vem sendo demonstrado por diversos estudiosos, o Gótico mostra-se bastante presente na literatura brasileira, desde o século XIX. No século XX, Lúcio Cardoso foi um dos autores que dialogou fortemente com a poética, ao lado de autores como Cornélio Pena e Érico Veríssimo. Pelo menos três elementos característicos da narrativa gótica são recorrentemente observados na obra cardosiana: i) o retorno do passado, que assombra o presente das personagens; ii) as personagens monstruosas; e iii) os loci horribiles, onde vivem e transitam os protagonistas de Lúcio Cardoso. Além desses, outro aspecto acessório também surge com frequência nas narrativas do escritor: uma linguagem que explora um campo semântico negativo e frequentemente ligado à morte, à morbidade e à degeneração física e mental. Este artigo pretende ser um estudo de caso das novelas Inácio (1944), O enfeitiçado (1954) e Baltazar (2002), pertencentes à trilogia “O mundo sem Deus”. O objetivo é demonstrar como os elementos da poética gótica estão presentes nas obras cardosianas acima citadas de forma a consubstanciar uma visão negativa do mundo moderno.

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Como Citar
SENA, Marina. ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO. Abusões, Rio de Janeiro, v. 19, n. 19, 2022. DOI: 10.12957/abusoes.2022.65519. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/65519. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina