OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’”
Main Article Content
Abstract
RESUMO: O presente trabalho pretende analisar o deslocamento de sentidos corpóreos explorados por Hoffmann para a apreensão do fantástico. Partindo do pressuposto de que, na obra do autor alemão, prevalecem os temas do olhar conforme foi estabelecido por Todorov em seu estudo fundamental sobre literatura fantástica — o que corresponderia ao fantástico visionário proposto por Italo Calvino, ou à via regia de acesso à questão, conforme Oscar Cesarotto —, este artigo busca verificar o lugar ocupado pela audição, e consequentemente pela música, na confecção do fantástico hoffmanniano e na composição cênica de algumas histórias do autor . Para tal investigação, será realizada a análise do conto “O ‘Sanctus’”, publicado originalmente em 1817, à luz de estudos dos teóricos acima elencados, bem como de reflexões de Karin Volobuef, Fernando R. Moraes Barros e Maria Aparecida Barbosa. Conforme se pretenderá demonstrar, nesta narrativa, o confronto entre o “mundo que é exatamente o nosso” (conforme Todorov) e o inexplicável dá-se por meio da audição e, em menor medida, da expressão do canto lírico.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
NESTAREZ, Oscar. OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’”. Abusões, Rio de Janeiro, v. 18, n. 18, 2022. DOI: 10.12957/abusoes.2022.63908. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/63908. Acesso em: 1 may. 2025.
Section
Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)

The contents of Abusões Magazine are licensed under a license Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.