SANGUE E AREIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE E.T.A. HOFFMANN E MANUEL TEIXEIRA-GOMES

Conteúdo do artigo principal

Felipe do Monte Guerra

Resumo

Este artigo propõe uma análise comparativa entre os contos “Der Sandmann” (1816), do alemão Ernst Theodor Amadeus (E.T.A.) Hoffmann, e “Sede de sangue” (1909), do português Manuel Teixeira-Gomes. Embora tenham propostas narrativas e estilos diferentes, procura-se identificar um diálogo entre ambas as histórias, especialmente a forma como abordam a prática do voyeurismo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Guerra, F. do M. (2022). SANGUE E AREIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE E.T.A. HOFFMANN E MANUEL TEIXEIRA-GOMES. Abusões, 18(18). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.61236
Seção
Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)
Biografia do Autor

Felipe do Monte Guerra, Universidade do Porto

Possui graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), de São Leopoldo-RS, e cursou o Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo-SP (2011), com bolsa da CAPES. Atualmente cursa Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), É roteirista e diretor cinematográfico desde 1996, tendo realizado diversos longas e curtas-metragens.