FIGURAÇÕES DO INSÓLITO NO CONTO O HOMEM DA LUVA ROXA, DE MARINA COLASANTI: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR

Conteúdo do artigo principal

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
Ricardo Magalhães Bulhões
Rosa Maria Cuba Riche

Resumo

Objetiva-se apresentar uma análise do conto fantástico “O homem da luva roxa” (2015, p. 94-110), que compõe a coletânea Penélope manda lembranças, de Marina Colasanti. Para tanto, pretende-se, a partir das contribuições da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996;1999), refletir sobre as figurações do insólito na literatura juvenil de autoria feminina, investigar como o efeito do fantástico desdobra-se internamente – no plano da diegese – e externamente, no da estrutura do texto, bem como os recursos estilísticos empregados pela autora na configuração do gênero conto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro; BULHÕES, Ricardo Magalhães; RICHE, Rosa Maria Cuba. FIGURAÇÕES DO INSÓLITO NO CONTO O HOMEM DA LUVA ROXA, DE MARINA COLASANTI: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR. Abusões, Rio de Janeiro, v. 17, n. 17, 2022. DOI: 10.12957/abusoes.2022.60917. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/60917. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
Tendências do insólito ficcional na terceira década do Século XXI
Biografia do Autor

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Assis-SP.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Câmpus de Assis, Estado de São Paulo, com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social, na área de Literaturas de Língua Portuguesa. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas depesquisa mais recorrentes: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Professora assistente doutora na graduação e pós-graduação da Universidade EstadualPaulista - Faculdade de Ciências e Letras – FCL da UNESP, Câmpus de Assis-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (UNESP - Assis - SP);Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR - Curitiba - PR); RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC - Rio); Ensino eLinguagem (UFRN); e EnLIJ - Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas (UERJ-Rio). E Membro do Grupo de Trabalho “Leitura e Literatura Infantile Juvenil”, junto a ANPOLL, atuando como Vice-Coordenadora. Contato: eliane.galvao@unesp.br

Ricardo Magalhães Bulhões, UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Mestre e Doutor em Literatura e Vida Social pela UNESP de Assis, com pós-doutorado em Teoria Literária pela Unicamp (IEL); Professor de Literaturas de Língua Portuguesa na graduação e no PPG-Letras, Mestrado-Doutorado, na UFMS, no Campus de Três Lagoas (CPTL). Nos últimos cinco anos tem publicado trabalhos sobre a ficção brasileira contemporânea e suas relações intertextuais com outras épocas, propondo revisão e atualização das categorias da narrativa de romances e contos brasileiros do século XXI, não só as que se apropriam do cenário urbano mas também as narrativas de linhagem regional, campesina. Atualmente prioriza nas pesquisas os seguintes temas: literatura juvenil, literatura e ensino, literatura e outras artes (cinema, letra da canção, fotografia) e a literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É membro do Grupo de Pesquisa: A escrita no Brasil Colonial e suas relações (Unesp-Assis) e também faz parte do grupo de trabalho: Leitura e literatura infantil e juvenil junto a ANPOLL.

Rosa Maria Cuba Riche, Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, atuando no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB).

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB). Possui mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Letras Vernáculas (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.