FIGURAÇÕES DO INSÓLITO NO CONTO O HOMEM DA LUVA ROXA, DE MARINA COLASANTI: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR
Main Article Content
Abstract
Objetiva-se apresentar uma análise do conto fantástico “O homem da luva roxa” (2015, p. 94-110), que compõe a coletânea Penélope manda lembranças, de Marina Colasanti. Para tanto, pretende-se, a partir das contribuições da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996;1999), refletir sobre as figurações do insólito na literatura juvenil de autoria feminina, investigar como o efeito do fantástico desdobra-se internamente – no plano da diegese – e externamente, no da estrutura do texto, bem como os recursos estilísticos empregados pela autora na configuração do gênero conto.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro; BULHÕES, Ricardo Magalhães; RICHE, Rosa Maria Cuba. FIGURAÇÕES DO INSÓLITO NO CONTO O HOMEM DA LUVA ROXA, DE MARINA COLASANTI: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR. Abusões, Rio de Janeiro, v. 17, n. 17, 2022. DOI: 10.12957/abusoes.2022.60917. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/60917. Acesso em: 27 jul. 2025.
Section
Tendências do insólito ficcional na terceira década do Século XXI

The contents of Abusões Magazine are licensed under a license Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.