“OS DUPLOS” DE E. T. A. HOFFMANN: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FRAGMENTAÇÃO ROMÂNTICA

Conteúdo do artigo principal

Ana Rosa Gonçalves De Paula Guimaraes

Resumo

Ernst Theodor Wilhelm Hoffmann (1776-1822) foi um escritor romântico e um dos maiores representantes da literatura fantástica. O presente artigo apresenta um panorama acerca do escritor e discorre sobre a fragmentação no Romantismo, a qual o sujeito, em busca da unidade perdida, depara-se com os seus vários “eus” e com as suas divisões: o seu ser consciente e o seu ser inconsciente. O duplo no Romantismo, com isso, pode ser caracterizado como o desejo de reencontro e redescobrimento de si mesmo. Para isso, foi feito uma leitura interpretativa do referido escritor em Los Dobles [Os Duplos], cujos personagens Deodatus e George, considerados como duplos homogêneos, ao fundirem-se, por meio de “não-ditos” do círculo familiar, necessitam da conquista da diferenciação e da construção de suas identidades.

Detalhes do artigo

Como Citar
Guimaraes, A. R. G. D. P. (2022). “OS DUPLOS” DE E. T. A. HOFFMANN: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FRAGMENTAÇÃO ROMÂNTICA. Abusões, 18(18). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.58387
Seção
Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)
Biografia do Autor

Ana Rosa Gonçalves De Paula Guimaraes, UFU

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2009), licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2011), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Franca (2011). Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Cultura, pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente, cursa o Doutorado em Letras (Estudos Literários - linha Memória, Identidade e Cultura), pela Universidade Federal de Uberlândia; especializações, em andamento, em Teoria Psicanalítica, Filosofia e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto Souza. Artigos e livros publicados, participações em Congressos e Simpósios. Interesses de pesquisa nas seguintes áreas: Psicologia Clínica e Social, Psicanálise e Literatura; Literatura e Cultura dos séculos XVIII e XIX, sobretudo, na Alemanha.