“OS DUPLOS” DE E. T. A. HOFFMANN: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FRAGMENTAÇÃO ROMÂNTICA

Contenido principal del artículo

Ana Rosa Gonçalves De Paula Guimaraes

Resumen

Ernst Theodor Wilhelm Hoffmann (1776-1822) foi um escritor romântico e um dos maiores representantes da literatura fantástica. O presente artigo apresenta um panorama acerca do escritor e discorre sobre a fragmentação no Romantismo, a qual o sujeito, em busca da unidade perdida, depara-se com os seus vários “eus” e com as suas divisões: o seu ser consciente e o seu ser inconsciente. O duplo no Romantismo, com isso, pode ser caracterizado como o desejo de reencontro e redescobrimento de si mesmo. Para isso, foi feito uma leitura interpretativa do referido escritor em Los Dobles [Os Duplos], cujos personagens Deodatus e George, considerados como duplos homogêneos, ao fundirem-se, por meio de “não-ditos” do círculo familiar, necessitam da conquista da diferenciação e da construção de suas identidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
GUIMARAES, Ana Rosa Gonçalves De Paula. “OS DUPLOS” DE E. T. A. HOFFMANN: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FRAGMENTAÇÃO ROMÂNTICA. Abusões, Rio de Janeiro, v. 18, n. 18, 2022. DOI: 10.12957/abusoes.2022.58387. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/58387. Acesso em: 3 ago. 2025.
Sección
Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)
Biografía del autor/a

Ana Rosa Gonçalves De Paula Guimaraes, UFU

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2009), licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2011), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Franca (2011). Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Cultura, pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente, cursa o Doutorado em Letras (Estudos Literários - linha Memória, Identidade e Cultura), pela Universidade Federal de Uberlândia; especializações, em andamento, em Teoria Psicanalítica, Filosofia e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto Souza. Artigos e livros publicados, participações em Congressos e Simpósios. Interesses de pesquisa nas seguintes áreas: Psicologia Clínica e Social, Psicanálise e Literatura; Literatura e Cultura dos séculos XVIII e XIX, sobretudo, na Alemanha.