AS REPRESENTAÇÕES DO VIRTUAL E DO NOSTÁLGICO NO EPISÓDIO SAN JUNIPERO (2016) DA ANTOLOGIA BLACK MIRROR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por finalidade refletir sobre a forma como o sentimento de nostalgia e as tecnologias virtuais são representadas em uma produção audiovisual de ficção científica. Para compor tal análise, será utilizado o enredo do episódio San Junipero (2016), da série multiplataforma Black Mirror (2011-presente). Entendendo o gênero de ficção científica, em suas diversas formas de produção, como uma expressão da subjetividade em relação ao desenvolvimento tecnológico e o espaço-tempo (RÉGIS, 2005, p.116), pretendemos voltar nosso olhar para essa produção, buscando pontuar questões políticas presentes nas representações do passado nostálgico e do futuro tecnológico no episódio. Sendo este um produto audiovisual concebido e veiculado pela produtora de conteúdo online Netflix, esse artigo terá como interesse compreender também a aproximação de San Junipero com outras produções da plataforma que tematizam a nostalgia, entendendo o episódio como uma peça para analisar as representações políticas desse tema nas mídias digitais de conteúdo sob demanda.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
PARMINDO, Fabrício Silva. AS REPRESENTAÇÕES DO VIRTUAL E DO NOSTÁLGICO NO EPISÓDIO SAN JUNIPERO (2016) DA ANTOLOGIA BLACK MIRROR. Abusões, Rio de Janeiro, v. 16, n. 16, 2021. DOI: 10.12957/abusoes.2021.57919. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/57919. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.