A ESCURIDÃO NA PENUMBRA DO ABISMO: ESPECTROS DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO EM DARK

Conteúdo do artigo principal

Stamberg José da Silva Júnior

Resumo

O presente artigo analisa elementos do expressionismo alemão nas três temporadas da série de ficção científica germânica Dark (2017, 2019, 2020). Para isso, discutimos algumas características referentes à estética estudada em relação aos aspectos discursivos, imagéticos e narrativos que compõem a mise-en-scène e o espaço diegético da série.  Os resultados apontam para um alinhamento entre os objetos analisados no que se refere a pontos como: o duplo, o espelhamento, o fantástico, a manipulação, a ciência mágica e o limiar das águas obscuras do humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BONSANTO, André; DA SILVA JÚNIOR, Stamberg José. A ESCURIDÃO NA PENUMBRA DO ABISMO: ESPECTROS DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO EM DARK. Abusões, Rio de Janeiro, v. 16, n. 16, 2021. DOI: 10.12957/abusoes.2021.56388. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/56388. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings
Biografia do Autor

André Bonsanto, UERN

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) e professor colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Stamberg José da Silva Júnior, UFSC

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Pernambuco