Espaços do isolamento, espaços do movimento: Covid-19 e o espaço narrativo nos contos de Carol Bensimon, Javier Arancibia Contreras e Sérgio Tavares

Conteúdo do artigo principal

Cristhiano MOTTA Aguiar

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar três contos de escritores brasileiros contemporâneos – Carol Bensimon, Javier Arancibia Contreras e Sérgio Tavares – que tematizaram a pandemia da Cobvid-19. A leitura das três narrativas enfatizará de que maneira o tema da pandemia influencia a representação dos espaços narrativos em cada uma delas. Para tanto, trabalharemos com três categorias de análise, formuladas a partir da leitura do corpus: espaços do isolamento, espaços do movimento e espaços híbridos. Nossa reflexão é um dos primeiros resultados de um projeto de pesquisa, iniciado em julho de 2020, que busca mapear as respostas da literatura brasileira contemporânea, em especial no campo da prosa, à crise política e sanitária decorrente da pandemia de Covid-19. Nossa análise se baseará nas contribuições de Antonio Candido, Osman Lins, Luis Alberto Brandão, Claudia Barbieri, Dina Czeresnia, Elvira Maciel, Rafael Oviedo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AGUIAR, Cristhiano MOTTA. Espaços do isolamento, espaços do movimento: Covid-19 e o espaço narrativo nos contos de Carol Bensimon, Javier Arancibia Contreras e Sérgio Tavares. Abusões, Rio de Janeiro, v. 15, n. 15, 2021. DOI: 10.12957/abusoes.2021.55789. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/55789. Acesso em: 2 dez. 2024.
Seção
“Ficções e epidemias – paisagens, políticas e catástrofes”
Biografia do Autor

Cristhiano MOTTA Aguiar, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.