NAS BORDAS DO TEMPO: A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DO DUPLO VAMPIRO/JUDEU ERRANTE EM UM CONTO DE AGUALUSA

Conteúdo do artigo principal

Maira Angélica Pandolfi
Tiago Souza da Cruz

Resumo

RESUMO: No conto “O último dia do ano”, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, dois velhos conhecidos que vagam, há séculos, por cenários catastróficos, tem um encontro marcado em um restaurante de Manhattan. São heróis desterritorializados, figuras mitológicas que carregam uma maldição histórica: a de vagar por toda eternidade. Assim, vampiro e judeu errante perambulam por espaços reais, carregados pela corrente fluida do tempo. Eles penetram na memória dos acontecimentos passados e, ao mesmo tempo, anseiam pela ruptura do interminável ciclo da vida, como se esperassem por um milagre. Há também um terceiro elemento, denominado “ELE” para compor a tríade da (arqui)estrutura vampírica, conectando passado e futuro nessa borda do tempo, nesse místico cronotopo que é o último dia do ano em Manhattan. A análise se pauta em uma leitura a partir da perspectiva simbólica, contando com os estudos de Bruno Berlendis de Carvalho (2010) e Pierre Brunel (2005) para a reflexão sobre a visitação aos mitos literários do vampiro e do judeu errante, além do aporte teórico de Stuart Hall (2003) sobre as diásporas e de reflexões sobre a cultura e o entre-lugar, tratados por Homi Bhabha (1998). Consideramos, ainda, as contribuições de Maurice Halbwachs (1990) sobre o tema da memória coletiva e das relações entre memória e história. A partir disso, concluímos que as figuras míticas utilizadas por Agualusa problematizam questões recorrentes em seu projeto político-literário. É o caso das diásporas, que desencadeiam relações complexas de identidades fronteiriças e de memória na Pós-Modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PANDOLFI, Maira Angélica; DA CRUZ, Tiago Souza. NAS BORDAS DO TEMPO: A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DO DUPLO VAMPIRO/JUDEU ERRANTE EM UM CONTO DE AGUALUSA. Abusões, Rio de Janeiro, v. 15, n. 15, 2021. DOI: 10.12957/abusoes.2021.55032. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/55032. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Ficções e epidemias – paisagens, políticas e catástrofes”
Biografia do Autor

Maira Angélica Pandolfi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/ Campus de Assis

Licenciada em Letras-Espanhol pela Unesp de Assis (1997), Mestre em Letras pela UNESP(2000) e Doutora em Letras pela UNESP (2006); área de Teoria Literária e Literatura Comparada. Realizou Estágio de Pesquisa na Universidad de Salamanca/Espanha(2013), estudando o Mito de Don Juan e sua representação nas literaturas de língua espanhola e na literatura brasileira. Atualmente é Professora de Literaturas de Língua Espanhola na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus de Assis (Departamento de Letras Modernas), atuando na Graduação em Letras-Espanhol e no programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado). É membro da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH); do GT ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional. É líder do GRUPO DE PESQUISA "Narrativas Estrangeiras Modernas", Cadastrado no CNPq. Tem como área de investigação a Literatura Comparada (Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa), com ênfase no estudo dos Mitos Literários; Adaptações de clássicos da literatura espanhola à literatura infanto juvenil e ao cinema; Literatura fantástica. Autora do Dossiê Revista Miscelânea Bilingue de Literatura Policial Brasileira e sua adaptação ao cinema/ Literatura Negra Española y su adaptación al cine, em parceria com Javier Sánchez Zapatero, Universidad de Salamanca e Unesp, v.16, 2014 e autora do livro Leituras e Releituras Românticas: José de Espronceda e Álvares de Azevedo (2019), publicado pela Editora UNESP (Impresso sob demanda e em E-book, leitura gratuita por meio de Download EPUB http://editoraunesp.com.br/catalogo/ebooks) 

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8547-4122

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5248539478534906

Contato: m.pandolfi@unesp.br

Tiago Souza da Cruz, Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Campus de Assis-SP

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2010) e graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, Poesia e África, Negritude, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Professor de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de São Paulo. Mestrando na UNESP-Assis no Programa de Literatura e Vida Social.

CV Lattes:   http://lattes.cnpq.br/9716706257347864

ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-7085-195X

E-mail: tsdcruz@gmail.com