A INVESTIGAÇÃO E O INSÓLITO EM “TLÖN, UQBAR, ORBIS TERTIUS”
Contenido principal del artículo
Resumen
O tema do artigo é o estudo do insólito em uma narrativa de mistério da autoria de Jorge Luis Borges. O objetivo é verificar como se dá o entrelaçamento de eventos estranhos com uma história de investigação. O corpus é composto por “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”, conto que integra o volume Ficções (2007) e tem como um de seus temas a hesitação de personagens leitores que se deparam com uma edição de enciclopédia que apresenta artigo sobre Uqbar, país que não consta no mapa. Assim, tomamos como apoio teórico textos críticos e analíticos de estudiosos que tratam de narrativas detetivescas e fantásticas, da obra de Jorge Luis Borges e de aspectos da narrativa, tais como Boileau e Narcejac (1990), Sandra Lúcia Reimão (1983), Tzvetan Todorov (2013) e Ricardo Piglia (2006).
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
DOS REIS, Murilo Eduardo. A INVESTIGAÇÃO E O INSÓLITO EM “TLÖN, UQBAR, ORBIS TERTIUS”. Abusões, Rio de Janeiro, v. 13, n. 13, 2020. DOI: 10.12957/abusoes.2020.48973. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/48973. Acesso em: 1 may. 2025.
Sección
O insólito em narrativas de crime, mistério e investigação

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.