A CONSTRUÇÃO DE MONSTROS EM JOGOS VORAZES
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Abstract
Um dos elementos do Gótico que frequentemente pode ser encontrado nas distopias é a monstruosidade. O Gótico, desde suas origens, trata de ansiedades culturais e aparece como uma reação às transformações sociais decorrentes da modernidade (BOTTING, 2005) – nesse sistema, o monstro funciona como uma representação dessas preocupações ao ameaçar a ordem. Historicamente, o monstro faz um alerta, desempenhando um papel moral e promovendo comportamentos virtuosos ao mostrar os riscos do vício e da insensatez (PUNTER; BYRON, 2004). Tendo isso em mente, o objetivo deste artigo é analisar como a monstruosidade se faz presente na trilogia Jogos Vorazes (2008-2010), de Suzanne Collins, abordando como esses monstros são construídos e qual o seu papel nas narrativas, a fim de estabelecer o que eles revelam sobre a sociedade representada nos romances.
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How to Cite
FARIAS, Cássia. A CONSTRUÇÃO DE MONSTROS EM JOGOS VORAZES. Abusões, Rio de Janeiro, v. 12, n. 12, 2020. DOI: 10.12957/abusoes.2020.47812. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/47812. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
A distopia e o gótico

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