A RESISTÊNCIA DO PASSADO: CONTORNOS DO GÓTICO EM "THE FLUTED GIRL"
Hauptsächlicher Artikelinhalt
Abstract
O presente artigo propõe uma leitura do conto distópico “The Fluted Girl” (2003), de Paolo Bacigalupi, centrada nos possíveis desdobramentos do gótico presentes no texto. Partimos da compreensão do conto como uma narrativa que tenta representar os mecanismos de consumo e poder através de uma visão negativa do mundo, que o aproxima das noções de gótico tal como apresentadas por Botting (1999) e França (2017), associando-as com os impactos dos avanços tecnológicos sobre a sociedade. Além disso, analisamos as configurações corporais das personagens, sejam elas humanas ou não, como evidência dessas influências do gótico sobre a distopia.
Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Artikel-Details
Zitationsvorschlag
BRAVO PIRES FERREIRA, Bárbara; CABRAL DE ALMEIDA CARDOSO, André. A RESISTÊNCIA DO PASSADO: CONTORNOS DO GÓTICO EM "THE FLUTED GIRL". Abusões, Rio de Janeiro, v. 12, n. 12, 2020. DOI: 10.12957/abusoes.2020.47731. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/47731. Acesso em: 2 mai. 2025.
Rubrik
A distopia e o gótico

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.