O GÓTICO E O DISTÓPICO SE ENTRELAÇAM: SEXUALIDADE E O CONTROLE DO CORPO FEMININO EM O CONTO DA AIA E OS TESTAMENTOS DE MARGARET ATWOOD
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Resumo: O gótico é muitas vezes tido como um gênero escapista e sentimental, com seus castelos mal assombrados, fantasmas e donzelas em perigo. No entanto ele reflete dilemas morais e políticas de momentos históricos específicos: as convulsões pós Revolução Francesa e as transformações sociais do período Vitoriano. Essas narrativas exploram os medos profundos da psique humana, problematizam as relações com o passado, investigam a fragmentação da identidade e questionam relações de poder. Ao longo do século XX, o gótico retornou intertextualmente, para novamente negociar ansiedades contemporâneas, diluído muitas vezes em outros gêneros e diversas mídias. Outro gênero que lida com questões similares é a distopia. Os romances O conto da aia e Os testamentos de Margaret Atwood são distopias em que há um regime autoritário teocrático cristão cujo foco central é o domínio do corpo feminino e o controle da reprodução e da sexualidade. Tais questões também eram centrais na literatura gótica. Nesse artigo pretendemos identificar e analisar os elementos do gótico nas obras de Atwood e compreender como a distopia e o gótico dialogam entre si e revelam críticas ao real
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PEREIRA, Alice de Araujo Nascimento. O GÓTICO E O DISTÓPICO SE ENTRELAÇAM: SEXUALIDADE E O CONTROLE DO CORPO FEMININO EM O CONTO DA AIA E OS TESTAMENTOS DE MARGARET ATWOOD. Abusões, Rio de Janeiro, v. 12, n. 12, 2020. DOI: 10.12957/abusoes.2020.47720. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/47720. Acesso em: 19 jun. 2025.
Section
A distopia e o gótico

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