EX MACHINA: A PRISÃO E A REVOLTA DO AUTÔMATO

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Jansen Hinkel Molineti Tavares

Περίληψη


Análise fílmica do longa-metragem Ex Machina (direção de Alex Garland, 2015). O artigo se concentra na figura de uma inteligência artificial para desenvolver um estudo sobre as questões de identidade e um conceito de ética transposto à tecnologia dentro de um registro social e filosófico. Estabelece considerações políticas sobre a reformulação de sociedades de controle e vigilância ante a novas possibilidades de organizações da sociedade atual ou de um futuro próximo. O presente texto se baseia na subtração espacial no cinema – a narrativa que ocorre em poucas locações – para, através de uma ficção científica audiovisual, discorrer sobre o controle do indivíduo pela figura do autômato, o robô prisioneiro de seu criador-inventor.  

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MOLINETI TAVARES, Jansen Hinkel. EX MACHINA: A PRISÃO E A REVOLTA DO AUTÔMATO. Abusões, Rio de Janeiro, v. 12, n. 12, 2020. DOI: 10.12957/abusoes.2020.46439. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/46439. Acesso em: 2 μαΐου. 2025.
Ενότητα
A distopia e o gótico
Βιογραφικό Συγγραφέα

Jansen Hinkel Molineti Tavares, PPGCOM Anhembi Mourumbi

Jansen Hinkel atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM).  Atua como pesquisador de cinema, com interesse nos caminhos filosóficos e poéticos das artes audiovisuais.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7427769327591937  Email: hinkeljansen@hotmail.com