O GÓTICO, O SUBLIME E A DISTOPIA: UMA LEITURA DE 1984

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João Pedro Bellas

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre uma possível aproximação entre o gótico e a distopia a partir de um estudo do romance 1984, de George Orwell. Apesar das diversas dificuldades existentes em qualquer tentativa de definição de ambos como gêneros discursivos, pretendo delimitar algumas características formais recorrentes tanto em narrativas góticas como naquelas tomadas como distópicas. Com isso em vista, buscarei explorar mais profundamente um elemento específico, a saber, o sublime. No Gótico setecentista, esse conceito estético foi amplamente mobilizado por autores como Matthew Lewis e, principalmente, Ann Radcliffe, tanto como um elemento formal para a construção do enredo – especialmente em descrições do espaço narrativo – quanto como um efeito de recepção que se buscava suscitar no leitor. Portanto, pretendo verificar se o sublime é um elemento constitutivo de 1984 para, a partir dele, analisar se é possível descrever o romance de Orwell como uma obra de influxos góticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bellas, J. P. (2020). O GÓTICO, O SUBLIME E A DISTOPIA: UMA LEITURA DE 1984. Abusões, 12(12). https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.46159
Seção
A distopia e o gótico
Biografia do Autor

João Pedro Bellas, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com bolsa fomentada pela CAPES e sob orientação do prof. dr. André Cabral de Almeida Cardoso. Possui graduação em Filosofia e mestrado em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura pela mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa Estudos do Gótico, coordenado pelos profs. drs. Júlio França e Luciana Colucci.