O FENÔMENO DO VAMPIRISMO: GIOSEPPE DAVANZATI E A INTRODUÇÃO DO VAMPIRO NA EUROPA OCIDENTAL (1739 – 1774)
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Os relatos sobre ataques de mortos-vivos nos Bálcãs popularizaram-se em finais do século XVII. A primeira explicação dada em um periódico relacionava os mortos mastigadores – não ainda chamados de vampiros – ao demoníaco. Alguns pensadores, porém, se propuseram a investigar o assunto a partir da Natureza. Entre eles, havia Gioseppe Davanzati, padre italiano de formação jesuíta autor da Dissertazione Sopra i Vampiri, redigida em 1739, porém publicada apenas em 1774. Entre estas datas, a obra circulou em forma manuscrita. Apesar de sua interessante teoria sobre a imaginação, o principal feito de Davanzati, mesmo que essa não fosse sua intenção, foi o de disseminar o termo vampiro pela Europa
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Dettagli dell'articolo
Come citare
MAIA BRAGA, Gabriel Elysio. O FENÔMENO DO VAMPIRISMO: GIOSEPPE DAVANZATI E A INTRODUÇÃO DO VAMPIRO NA EUROPA OCIDENTAL (1739 – 1774). Abusões, Rio de Janeiro, v. 9, n. 9, 2019. DOI: 10.12957/abusoes.2019.40819. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/40819. Acesso em: 2 mag. 2025.
Sezione
As metamorfoses do vampiro na literatura e na cultura

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.