MINICONTO E ABJEÇÃO: A PASSAGEM DE FRONTEIRAS

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Mariana Silva Franzim

Resumo

No presente artigo iremos analisar a presença da abjeção no miniconto brasileiro contemporâneo. Refletiremos brevemente acerca da teoria do conto e do miniconto traçando um paralelo com o conceito de abjeção a partir de Julia Kristeva e Marcio Seligmann-Silva. A partir dessa reflexão nos voltaremos para a análise da presença abjeta no miniconto “Os inocentes” de Rubem Fonseca e no texto “Ele canta” de Nuno Ramos. Por fim buscaremos demonstrar a pertinência entre o conteúdo da abjeção e a forma do miniconto.  

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Como Citar
FRANZIM, Mariana Silva. MINICONTO E ABJEÇÃO: A PASSAGEM DE FRONTEIRAS. Abusões, Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, 2018. DOI: 10.12957/abusoes.208.34297. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/34297. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
O fantástico brasileiro na contemporaneidade (1980 – 2018)
Biografia do Autor

Mariana Silva Franzim, Doutoranda e docente na Universidade Estadual de Londrina.

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Ilustração pela Universidade Norte do Paraná, mestra e doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina. Docente nos cursos de graduação em Artes Visuais, Design e Arquitetura na Universidade Norte do Paraná, Universidade Anhanguera e Universidade Estadual de Londrina.