O ESPAÇO COMO ELEMENTO IRRADIADOR DO MEDO NA LITERATURA SERTANISTA DE AFONSO ARINOS E BERNARDO GUIMARÃES

Conteúdo do artigo principal

Bruno Silva de Oliveira
Marisa Martins Gama-Khalil

Resumo

RECEBIDO EM 07 MAR 2016
APROVADO EM 12 ABR 2016

Os objetos de estudo do presente artigosão os contos “Uma noite sinistra” de Afonso Arinose “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, queterão como perspectiva de análise a relação entrea irrupção do insólito, a ambientação fantástica e adeflagração do medo. São duas narrativas que trazemo sertão brasileiro como cenário, o qual abarca comocaracterísticas fundamentais o rústico e o afastadodo urbano e gera uma ambientação em que aracionalidade cede lugar ao insólito.

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The objects of study of this article are thenarratives “Uma noite sinistra”, by Afonso Arinos and“A dança dos ossos”, by Bernardo Guimarães, thatwill have as analytical perspective the relationshipbetween the irruption of the unusual, the fantasticambiance and deflagration of fear. They are twonarratives that bring the Brazilian hinterlands assetting, which includes as key characteristics therustic and the remote from urban scene and createsa setting in which rationality gives way to the unusual.

DOI: 10.12957/abusoes.2016.22022

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, B. S. de, & Gama-Khalil, M. M. (2016). O ESPAÇO COMO ELEMENTO IRRADIADOR DO MEDO NA LITERATURA SERTANISTA DE AFONSO ARINOS E BERNARDO GUIMARÃES. Abusões, 2(2). https://doi.org/10.12957/abusoes.2016.22022
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Silva de Oliveira, Instituto Federal Goiano - Campus Iporá Universidade Federal de Uberlândia

Aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - nível Doutorado da Universidade Federal de Uberlândia, possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Atua como professor efetivo da área de Letras – Português/Inglês do Instituto Federal Goiano – campus Iporá. Possui publicações na área da Literatura fantástica, como o artigo “As manifestações fóbicas no conto O Pequeno Polegar, de Charles Perrault” na revista Rascunhos Culturais (v.5, 2014). Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5317798041371426. E-mail: bruno.oliveira@ifgoiano.edu.br

Marisa Martins Gama-Khalil, Universidade Federal de Uberlândia

Possui doutorado em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, é professora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e no Mestrado Profissional em Letras. É pesquisadora Produtividade em Pesquisa CNPq e possui diversas publicações - artigos em revistas científicas e livros - na área da Literatura fantástica, bem como algumas organizações de revistas e livros na referida área, como a Revista Letras & Letras (v. 28, n.2) e os e-books História e ficção no universo do fantástico (EDUFU) e Vertentes do Insólito Ficcional: Ensaios I (Dialogarts). Lidera o Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9430138689219946. E-mails: mmgama@gmail.com ; marisa.gamakhalil@pq.cnpq.br