Dossiê
O gótico e as artes plásticas: diálogo entre escrita e imagem

Editores:
Jorge Victor Araújo (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
Juliana Schmitt (Fundação Armando Alvares Penteado, Brasil)
Júlio França (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)

Ementa:
Proveniente de definições, feitas a posteriori, da arquitetura e da arte da Baixa Idade Média, o conceito de gótico passou a descrever, na literatura da segunda metade do século XVIII, um modo narrativo caracterizado pelo revival de diversos aspectos da cultura medieval. Nos séculos seguintes, a deriva do termo ultrapassou as fronteiras do literário, e os elementos góticos passaram a ser observados em outras formas artísticas. Estamos interessados em publicar artigos que versem, por exemplo: sobre as ekphraseis de quadros, estátuas e desenhos em obras matriz gótica; sobre as ilustrações de narrativas da tradição gótica, como as de Gustave Doré, a partir da obra de Edgar Allan; sobre o neogótico romântico das paisagens de Caspar Friedrich, e o redescobrimento do macabro medieval no século XIX; sobre as obras pictóricas e escultóricas da “arte moderna”, que possuem motivos próprios dessa poética negativa, como os abismos, as paisagens sombrias, os fantasmas, as monstruosidades, os castelos em ruínas, as mansões abandonadas, os corpos em decomposição; sobre as distorções surrealistas, as figuras ressequidas de Alberto Giacometti, os retratos amorfos de Francis Bacon, e incontáveis outros  representantes dessa estética no decorrer do século XX; sobre os medievalismos em voga na contemporaneidade, que emulam a arte e a arquitetura convencionadas pelo cânone como góticas, notadamente quando associam o período medieval às tragédias das pestes; ou, ainda, sobre a arte contemporânea que incorpora o fascínio pelo macabro, pelo grotesco e pelo sobrenatural. Em suma, acompanhando a abordagem de teóricos como Anne-Marie Christin, Jacques Rancière e Wolfgang Iser, dentre outras e outros, este dossiê objetiva reunir artigos e ensaios que discutam as relações entre a escrita e a imagem na “maquinaria gótica”, em seus mais diversos suportes e possibilidades.

Submissões até 15 de novembro de 2024.