A insustentável leveza do futuro: existencialismo, presentismo e a ironia silenciosa do possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2025.91070

Resumo

Trata-se de uma tentativa de recuperação de valências do pensamento existencialista no interior do que, na esteira da teoria da história de François Hartog, é o regime presentista de historicidade. Em um cotejo entre as filosofias fenomenológicas de Sartre e Ricoeur, as teorias da história de Hartog e Koselleck e os romances de Musil e Kundera, se intenta mostrar a possibilidade de outro relacionamento com o futuro existencial e histórico. Além das relações com a estrutura da experiência do futuro, o artigo também analisa os fenômenos do amor romântico e do desejo identitário. A reflexão se conclui com uma defesa de uma busca por um temperamento mais leve e mais capaz de acomodar a ironia constitutiva da experiência da historicidade e da temporalidade da existência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Hugo dos Reis Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Realiza pós-doutorado em filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista FAPERJ/CNPq. Doutor e mestre em filosofia pelo PPG-Fil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado (licenciatura plena) em filosofia pela UFSM.

Downloads

Publicado

2025-12-28

Como Citar

COSTA, Vítor Hugo dos Reis. A insustentável leveza do futuro: existencialismo, presentismo e a ironia silenciosa do possível. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 233–263, 2025. DOI: 10.12957/ek.2025.91070. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/91070. Acesso em: 4 fev. 2026.