O agir poético na constituição da sabedoria prática de Paul Ricoeur: a imaginação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2024.80122

Resumo

O estudo destina-se a examinar a imaginação como função poética da sabedoria prática ricoeuriana. Partindo do contexto da originalidade da ética de Paul Ricoeur fundamenta em sua teoria da identidade narrativa, o enlace entre visada ética e perspectiva moral é levado à celebração da agir prudencial através da sabedoria prática. Assim como não existe ética sem intencionalidade, os fundamentos fenomenológicos da responsividade ética fazem com que o si em ação ética deva recorrer à imaginação para que as resolutivas possam efetivar-se. Infere-se assim que no modo específico do exercício da sabedoria prática ricoeuriana a imaginação é um modo de função aplicada no contexto das éticas regionais ou éticas posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Fleck da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM; Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Camp.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Dedica-se à pesquisa nas seguintes áreas: Fenomenologia, Hermenêutica e Ética. Possui graduação em Filosofia, com ênfase em ética, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (2011). É Especialista em Ontopsicologia pela Antonio Meneghetti Faculdade, AMF. É Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, Curitiba-PR. (2014). Professor Adjunto da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Atua também como editor da Revista "Saber Humano". 

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

DA SILVA, Bruno Fleck. O agir poético na constituição da sabedoria prática de Paul Ricoeur: a imaginação. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 211–229, 2025. DOI: 10.12957/ek.2024.80122. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/80122. Acesso em: 1 maio. 2025.