Coincidência entre essência e aparência: sobre a possibilidade de uma ontologia fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2023.70377

Palavras-chave:

Sartre, Ontologia, Fenomenologia, Essência, Aparência

Resumo

Jean-Paul Sartre foi um dos grandes nomes da filosofia francesa contemporânea que, no início do século XX, recebeu a influência da fenomenologia vinda da Alemanha nas figuras de Husserl e Heidegger. Nesse sentido, a obra sartriana mais conhecida é O Ser e o Nada: ensaio de ontologia fenomenológica. O presente trabalho busca marcar o ponto nevrálgico que possibilitou Sartre, na sua recepção da fenomenologia na Introdução de O Ser e o Nada, construir uma ontologia fenomenológica e, com isso, evidenciar como é possível uma ontologia deste tipo. Para tanto, primeiramente, faremos uma recapitulação da trajetória sartriana a fim de compreender o que o levou às investigações ontológicas. Em seguida, evidenciaremos como a fenomenologia husserliana, recebida por Sartre, produziu uma coincidência entre aparência e essência, o que será fundamental para a ontologia proposta. Por fim, a partir do problema do ser da aparição, que surgirá a partir das análises anteriores, mostraremos como a ontologia, em Sartre, será compreendida enquanto uma descrição do fenômeno de ser, tal como ele se manifesta.

Biografia do Autor

Lucas Gonçalves Palmier de Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), realiza pesquisa na filosofia de Sartre desde 2018, quando foi bolsista IC pela FAPERJ, pesquisou a consciência como ausência de ser em Sartre. Esse estudo deu origem ao presente artigo, bem como ao seu TCC cujo tema foi o surgimento do Nada na ontologia sartriana. Sua pesquisa de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFF (PFi/UFF) busca compreender o estatuto ontológico da noção de responsabilidade em O Ser e o Nada.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

Palmier de Almeida, L. G. (2023). Coincidência entre essência e aparência: sobre a possibilidade de uma ontologia fenomenológica. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 12(1), 87–101. https://doi.org/10.12957/ek.2023.70377