Coincidência entre essência e aparência: sobre a possibilidade de uma ontologia fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.12957/ek.2023.70377Palavras-chave:
Sartre, Ontologia, Fenomenologia, Essência, AparênciaResumo
Jean-Paul Sartre foi um dos grandes nomes da filosofia francesa contemporânea que, no início do século XX, recebeu a influência da fenomenologia vinda da Alemanha nas figuras de Husserl e Heidegger. Nesse sentido, a obra sartriana mais conhecida é O Ser e o Nada: ensaio de ontologia fenomenológica. O presente trabalho busca marcar o ponto nevrálgico que possibilitou Sartre, na sua recepção da fenomenologia na Introdução de O Ser e o Nada, construir uma ontologia fenomenológica e, com isso, evidenciar como é possível uma ontologia deste tipo. Para tanto, primeiramente, faremos uma recapitulação da trajetória sartriana a fim de compreender o que o levou às investigações ontológicas. Em seguida, evidenciaremos como a fenomenologia husserliana, recebida por Sartre, produziu uma coincidência entre aparência e essência, o que será fundamental para a ontologia proposta. Por fim, a partir do problema do ser da aparição, que surgirá a partir das análises anteriores, mostraremos como a ontologia, em Sartre, será compreendida enquanto uma descrição do fenômeno de ser, tal como ele se manifesta.