CHAMADA DE TRABALHOS / Vol. 13, N. 2

2024-07-19

Ekstasis: Revista de hermenêutica e fenomenologia divulga a chamada de trabalhos para selecionar artigos inéditos, resenhas e traduções para o próximo número temático.

Vol. 13, N. 2 (2024)

Dossiê “Fenomenologia e marcadores sociais da diferença: diálogos contemporâneos

Organização (editores convidados): Jailton Bezerra Melo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP) e Laiz Maria Silva Chohfi (Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo - IPUSP)

Submissões até 10 de dezembro de 2024

Um dos pontos centrais da(s) fenomenologia(s) é o fato de que o humano-está-no-mundo-com-outros, formando o que chamamos de coexistência.  Nesse sentido, as particularidades do mundo são rearranjadas a partir de cada situação, de cada encontro, fundando horizontes compreensivos que tensionam a noção fenomenológica de existência.

Dialogando com vertentes do campo da psicologia, das ciências sociais e das demais ciências humanas, a empreitada da fenomenologia, enquanto método não só descritivo, mas compreensivo, revela que a existência, apesar de não ser dada a priori, é consolidada a partir de campos de força que dialogam com o que se chama de marcadores sociais da diferença. Gênero, corpo, sexualidade, raça/etnia, classe social, religiosidade/espiritualidade, deficiência, regionalidade e escolaridade são alguns dos exemplos desses marcadores. Neste dossiê, buscamos artigos inéditos de natureza bibliográfica ou de campo (com humanos ou pesquisa documental) que articulem a diversidade de fenomenologias em sua compreensão sobre marcadores sociais da diferença. Buscamos artigos que promovam discussão nos seguintes pontos:

  • Fenomenologia e marcadores sociais da diferença;
  • Fenomenologia e estudos da interseccionalidade;
  • Fenomenologia e leituras sobre grupos minorizados;
  • Fenomenologia, poder, violência e movimentos sociais;
  • Fenomenologia e saber popular/povos originários/povos da terra.

Aceitaremos submissões em português, espanhol, alemão, inglês, francês e italiano.