REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS

Carolina Oliveira de Andrade Lemos, Thaís Oliveira Marques

Resumo


Resumo

Dialogando o Ensino de Geografia com a Pedagogia do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, este artigo busca resgatar fundamentos didáticos do desenho para elucidar conceitos e conteúdos da Educação Ambiental como tema transversal nos anos iniciais e a capacidade de interpretação do professor acerca das representações gráficas realizadas por crianças do 2º ano do fundamental do CAp UERJ. Que ao considerar a contextualização das práticas de ensino com o espaço vivido dos alunos, discute o papel do desenho para o auxílio à Educação Ambiental e esboça ferramentas metodológicas que ajudem a descobrir o que se esconde sob os desenhos. Além de constituir um conjunto de saberes para transformar as informações obtidas nos desenhos em situações consequentes para novas propostas em sala de aula.



Texto completo:

61-77


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30082

ISSN: 1980-4490

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