REFLEXÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS MÍDIAS: A POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DOS DISCURSOS EM SALA DE AULA

Camila Heimerdinger, Marli Terezinha Szumilo Schlosser

Resumo


No artigo abordou-se  as Mídias no contexto das reflexões realizadas na dissertação de  mestrado intitulada: “Sentidos e significados das Mídias para alunos e professores de Geografia: estudo dos aspectos didático-pedagógicos do uso das Mídias nos municípios limítrofes de Nova Santa Rosa-PR/2015-2016” e fundamentou-se com  dados do trabalho de Conclusão de Curso em Geografia, intitulado: “Análise do discurso da mídia para alunos e professores de Geografia em Nova Santa Rosa-PR/2013”. Os estudos foram realizadas no período de 2013-2017. Os dados  analisados são de professores e alunos do 9º ano  de  duas escolas públicas, uma situa-se  no campo e a outra na sede. O objetivo visou interpretar o conceito de Mídias definido pelos professores e alunos. Através do método dialético foram realizadas análises na pesquisa quantitativa/qualitativa, que contou com a aplicação de questionários aos participantes. Contudo, os professores utilizam as Mídias como recursos nas aulas e necessitam analisar mais seus discursos. No geral, ambos definem as Mídias como um conjunto de meios de comunicação em massa.


Texto completo: 44-60

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 1980-4490

Periódicos Capes Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional