Notícias

CHAMADA PÚBLICA

Prezados(as) senhores(as),

A REVISTA TAMOIOS é uma publicação on-line, semestral, do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, sendo um instrumento de publicização das pesquisas realizadas no âmbito da ciência geográfica em diferentes áreas.

A edição da revista para o primeiro semestre de 2018 reunirá contribuições científicas que tenham como foco as seguintes linhas: Geografia e Relações de Poder; Natureza e Dinâmica da Paisagem; e Ensino de Geografia.

Para construir esse fascículo, convidamos pesquisadores e estudiosos, do Brasil e de outros países, a enviarem os resultados de suas pesquisas para publicação em nossa revista. No primeiro número de 2018 lançaremos um DOSSIÊ sobre AS TRANSFORMAÇÕES NO AMBITO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Para orientar os artigos escrevemos o texto abaixo:

“As transformações no âmbito da educação brasileira dos últimos anos vêm se caracterizando, de um lado, pelo forte impacto que as reformas do Estado trazem, seja na escala nacional, regional ou local via mecanismos de avaliação, passando pelas composições curriculares até a gestão escolar, haja vista a efetivação da Reforma do Ensino Médio, a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reorganização do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Do outro lado, uma série de movimentos de caráter conservador e até mesmo reacionário, e outros protagonizados por agentes do mercado, buscam pautar o papel da escola e dos professores. Em meio a este contexto, a escola básica, sobretudo a pública, e por conseguinte a própria Geografia que se ensina acaba por ter sua importância e fundamentos comprometidos. Como a Geografia lê esse cenário atual? Quais os desafios que estão no porvir? E como podemos pensar novas estratégias de docência e resistências para uma escola que se apresenta cada vez mais à prova de professores? Qual a leitura geográfica pertinente para a compreensão da educação nacional pública hoje? Como as reformas na educação brasileira se articulam com movimentos continentais e globais? Este Dossiê Especial sobre Ensino de Geografia e Educação da Revista Tamoios busca, a partir destas questões, apresentar um conjunto de textos que passam fornecer subsídios, não apenas para a compreensão desta conjuntura, mas para auxiliar na luta cotidiana que hoje se mostra cada vez mais nacional”.

A Revista Tamoios recebe propostas em fluxo contínuo na forma de artigos, resenhas, traduções de textos em língua estrangeira e transcrições de palestras e conferências ministradas em eventos científicos. São aceitos materiais em quatro idiomas: português, espanhol, francês e inglês. Os artigos para publicação referentes ao vol. 14, n. 1, devem ser submetidos, até o prazo de 15 de Abril de 2018, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas no site:

http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios.

Desde já agradecemos,

Comissão Editorial da Tamoios

QUALIS B2

 
http://qualis.capes.gov.br/webqualis/publico/pesquisaPublicaClassificacao.seam  
Publicado: 2014-06-01
 
1 a 1 de 1 itens