Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Tamoios?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES REVISTA TAMOIOS

Todos os artigos, resenhas e notas sobre trabalhos de campo, teses e dissertações, opinião devem ser enviados conforme as normas abaixo.

Recebemos artigos em português, espanhol, inglês e francês

1. Os trabalhos devem ser submetidos para análise no portal SEER da Revista Tamoios, em formato de documento do Word, sendo em corpo 12, fonte‘Time New Roman’, sem numeração de páginas.

  • Artigos e opinião - no mínimo 10 e no máximo 25 páginas (incluindo gráficos, tabelas, figuras, mapas, notas e bibliografia).
  • Imagens e tabelas devem ser enviadas no corpo do texto, salvos em jpg ou gif, com excelente resolução (legíveis).

Os artigos devem orientar na seguinte ordem:

Título (centralizado, caixa baixa e negrito)

Título, Title, Titre (Espanhol, Inglês, Francês)
Autor(es) (alinhar à direita); Crédito(s) do(s) autor(es) – (alinhar à direita) – Titulação, Instituição e Endereço eletrônico.
Resumo (máximo 200 palavras)
Palavras-chave: máximo 5, separadas por ponto e vírgula (;)
Resumen, Abstract, Résumé (seguindo modelo do resumo)
Palabras claves, Keywords, Mots-clés (seguindo modelo das palavras-chave).

CORPO DO TEXTO: usar espaçamento simples nas entrelinhas.

Notas (ao final do texto, formatação igual ao do texto, antes das referências bibliográficas, com números arábicos).

Referências bibliográficas: (normas no item 5).

ATENÇÃO: Os artigos devem vir com correções de português devidamente realizadas. O não cumprimento poderá implicar na recusa do artigo.

2. Resenhas de livros e teses - uma página contendo ideias centrais do(s) autor(res), divisão do livro e a contribuição para o pensamento geográfico. Formatação de letra e de parágrafo seguem as instruções do artigo.

3. Todos os trabalhos devem seguir as instruções redatoriais:
Título do trabalho - centralizado, em negrito, caixa alta e baixa, acima do texto da primeira página, corpo 12 - ATENÇÃO: não numerar título, nem subtítulo.
Subtítulos: alinhados à esquerda, em caixa alta e baixa, negrito, corpo 12.
Nome do(s) autor(es): abaixo do título à direita.
Créditos do Autor: (Exemplo):

Manoel de Almeida

Doutor em Geografia; Prof. Assistente do Departamento de Geografia da FFP da UERJ

almeida@catnet.com.br

OBS: Para avaliação o texto seguirá sem identificação do(s) autor(es).

4. Notas no texto: numeradas no corpo do texto e apresentadas no final, antes da referência bibliográfica (quando se referirem a títulos bibliográficos, deverão apresentar o nome do autor, título da obra em itálico: subtítulo em itálico, número da edição (se não for a primeira), local de publicação, nome da editora, data da publicação, número (s) da(s) página(s).

Exemplo: 1 - Essa abordagem pode ser aprofundada com a análise do processo de valorização do capital. Ver: MARX, K. O capital: crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 142-276.

5. As referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT. Abaixo a titulo de ilustração indicamos alguns exemplos de referências bibliográficas:

• Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano. Páginas ou volumes.

• Capítulos de livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do capítulo. In SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): editora, data (ano). Páginas inicial e final do capítulo.

• Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, data.

• Tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volu­mes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.

• Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Títu­lo do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do evento. Título da publicação. Local : Editora, ano. Indicação da parte referenciada.

• Artigos de jornais: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do jornal, local de publicação (cidade), data (dia, mês e ano). Número ou título do caderno, seção ou suplemento, páginas inicial e final do artigo.

Citação de documentos, anuários, CD-ROM, internet, FTP e outros não esclarecidos aqui, o(s) autor(es) deve(m) seguir as normas da ABNT (última versão). Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor. Na avaliação do texto, podem ser sugeridos ajustes para melhor clareza para o leitor.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em ";;;Comentários ao Editor";;;.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.

Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

Licença Creative Commons
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 1980-4490

Portal de PeriódicosCAPES/MEC