Revista Tamoios

Criada para dar voz aos professores pesquisadores do DGEO da FFP da UERJ e interagir com a comunidade geográfica no Brasil e no Exterior. Tamoios é uma metáfora e pode ser vista, ainda, como um ponto de partida do local, por estar sediada em São Gonçalo – RJ. Os saberes geográficos e educativos são a referência. Significa, portanto, um princípio em busca do reconhecimento da liberdade e do entendimento do espaço e do território como lugares heterogêneos, diversificados e complexos. O fazer geográfico que busca realizar, por meio do trabalho indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.

e-ISSN: 1980-4490 | ISSN: 1676-1995 | Ano de criação: 2001 - impresso, 2005 - eletrônico | Área do conhecimento: Geografia | Qualis: B3 (Geografia)


v. 12, n. 2 (2016): julho/dezembro

Sumário

Editorial

Editorial 1-3
Eduardo Karol, Luiz Jardim Wanderley

Artigos

OITENTA ANOS DE GEOPOLÍTICA NO BRASIL: DA GEOGRAFIA MILITAR A UM PENSAMENTO ESTRATÉGICO NACIONAL 4-21
Hérvé Thiery, Wanderley Messias da Costa
TECENDO CAMINHOS E AFIRMANDO SENTIDOS ENTRE CIDADANIA, ESPAÇO E GEOGRAFIA ESCOLAR 22-31
Amélia Cristina Alves Bezerra
NOTAS SOBRE AS CONFLITUOSIDADES ENTRE AS ESFERAS DO PODER LOCAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM UM MUNICÍPIO DO LESTE FLUMINENSE 32-46
Isadora Silva Marques
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) E OS DESAFIOS FRENTE AS ORDENS IMPOSTAS PELO CAPITALISMO NO CAMPO BRASILEIRO 47-59
Claudia Maria Bernava Aguillar, Maria Alda Barbosa Cabreira
IDENTIDADES, AFETIVIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA/BA E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO SIGNIFICADO DESTE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA 59-72
Edson da Silva Santos, Célia Regina Batista dos Santos
A PAISAGEM NO MUNDO DA CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 73-90
Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Jane Nunes Mascarenhas
RESPOSTAS MORFODINÂMICAS E FISIOGRÁFICAS DA ZONA COSTEIRA AO NORTE DA BACIA DE CAMPOS FRENTE À EVENTOS DE TEMPESTADE 91-111
Mayte Gomes Ribeiro, Tayná Batista Gomes, Eduardo M R Bulhões
DA PROBLEMÁTICA URBANA À EMERGÊNCIA DA VIDA ASSOCIADA À NATUREZA: MOTIVAÇÕES PARA VIVER EM ALDEIA (CAMARAGIBE-PE) 112-123
Ailson Barbosa da Silva
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO E FRANJAS PIONEIRAS PAULISTAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O SILÊNCIO CARTOGRÁFICO 124-135
Guilherme Caruso Rodrigues
A IGREJA CATÓLICA EM APARECIDA-SP: UM AGENTE SOCIAL NA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO 136-149
Ivo Francisco Barbosa
LEBON RÉGIS/SC, DA VIVÊNCIA CABOCLA NO CONTESTADO AO SUFOCAMENTO NA LÓGICA AGRÁRIO-CAPITALISTA 150-170
Émerson Dias Oliveira, Nilson Cesar Fraga

Sentido das coisas

“ACERTANDO AS HORAS”: JOGO CARTOGRÁFICO COMO RECURSO DIDÁTICO GEOGRÁFICO NO ENSINO DE FUSOS HORÁRIOS 171-189
Tais Pires Oliveira, Claudivan Sanches Lopes

Resenhas

A RENDA DA TERRA E A RENDA DA VIDA NOS MEANDROS DO LABIRINTO DO CAPITAL 190-192
Thiago Melo


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 1980-4490

Periódicos Capes Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional