n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08

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A proposta desse dossiê temático é acolher trabalhos que contemplem estudos sobre o ensino de História da África, da Cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros. Em linhas gerais, o nosso objetivo é reunir estudiosos e estudiosas preocupados com as sensibilidades, os diferentes etnosaberes e os complexos códigos culturais que entrecruzam e/ou envolvem as relações entre africanos, africanas, seus descendentes no Brasil e os indígenas. Nesse sentido, serão aceitas abordagens transdisciplinares que evidenciem as distintas reflexões sobre a Lei n. 11.645/08.
Publicado: 2018-08-27

Expediente

  • Expediente

    Revista Transversos
    2-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36848

Apresentação

  • Africanos/as, Afro-brasileiros/as e indígenas: compartilhando saberes e experiências para o ensino

    Gustavo Pinto de Sousa, Rogério da Silva Guimarães, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley, Giovani José da Silva
    5-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36849
  • O ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira: mudanças e desafios de uma década de obrigatoriedade

    Renata Figueiredo Moraes, Sabrina Machado Campos
    11-34
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35855
  • A Lei 11.645/2008 e os indígenas nos livros didáticos de História do Ensino Médio

    Jonathan Busolli, Luís Fernando da Silva Laroque
    35-52
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35937
  • Tem Angola na umbanda? Os usos da África pela umbanda omolocô

    Joana Bahia, Farlen Nogueira
    53-78
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.29342
  • O combate à doença do sono nas colônias portuguesas na África: medicina sob o signo do racismo e do darwinismo social (1901-1932)

    Ewerton Luiz Figueiredo Moura da Silva
    79-101
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35648
  • Homo academicus: as africanidades e afrodescendências nos cursos de História da UFPI e UESPI

    Lucas Rafael Santos Costa, Pedro Pio Fontineles Filho
    102-122
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35658
  • Por um “quase” herói da pátria (?): o Almirante Negro e a Revolta da Chibata em questão

    Pedro Henrique Rodrigues Torres
    123-144
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36201
  • Metendo o negro na História: a participação do (africano) na formação do “brasileiro”, na visão de Sílvio Romero

    Cicero João Costa
    145-170
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.34631

Entrevista

  • Da estrada à universidade: uma conversa com Michael Baré, o primeiro aluno cotista indígena da UERJ

    Vinícius de Castro Lima Vieira, Fernanda Miranda de Carvalho Torres
    171-188
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36224

Experimentações

  • Impertinentes corpos pretos na “Cidade Olímpica”

    José Rodrigues de Alvarenga Filho
    189-200
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36029

Artigos livres

  • “Tempos de inquietação”: o contexto de 1968 nas páginas da revista A Seara da Igreja Assembleia de Deus

    André Dioney Fonseca
    201-225
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36458