O PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA E AS DEMANDAS DO TEMPO PRESENTE: QUE POSSIBILIDADES?

Autores

  • Raone Ferreira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2017.31585

Resumo

DOI: 10.12957/transversos.2017.31585 O objetivo deste trabalho é discutir a construção do conhecimento histórico através das Tecnologias de Informação e Comunicação, especificamente do podcast – mídia digital de distribuição de arquivos de áudio pela internet – e indicar algumas possíveis contribuições dessa mídia para o Ensino de História. Desenvolvemos a discussão de que a Escola é um espaço hibrido, constituído em meio ao processo de globalização como lugar de convergência entre as diversas mídias pertencentes à cibercultura e que, a partir de uma escolha pela utilização da temporalidade do Tempo Presente, professores de história e alunos podem mobilizar saberes para além dos espaços formais de ensino. Assim, a convergência das mídias digitais no espaço escolar criam potencialidades para a produção de narrativas históricas originais protagonizadas por professores e alunos para os espaços públicos. Percebendo essa potencial articulação entre o espaço digital e escolar, propomos o desenvolvimento de uma oficina de podcast a ser utilizada por professores de história na Educação Básica.

Downloads

Edição

Seção

EXPIRADO - Artigo para dossiê