NOSSO FUTURO EM UM POST. CULTURA DA VELOCIDADE, BIG DATA E A NOVO DESAFIO DOS “PEIXES” PARA OS HISTORIADORES DA ERA DIGITAL

Autores

  • Ricardo Medeiros Pimenta Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2017.31510

Resumo

DOI:10.12957/transversos.2017.31510

Na era do que convencionamos chamar de Big Data, o historiador contemporâneo enfrenta um desafio. Lidar com um volume e uma variedade de fontes que se apresentam em velocidade sem igual. O historiador digital precisa, portanto, exercitar toda sua capacidade transdisciplinar no sentido de construir para si competências em informação capazes de auxiliá-lo no processo de produção do conhecimento que, de maneira transversal, tem sido intermediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). Este artigo busca levantar uma reflexão breve sobre tal condição e suas possíveis implicações para a escrita da história na era digital.

Biografia do Autor

Ricardo Medeiros Pimenta, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Doutor em Memória Social. Pesquisador 2 do CNPq (bolsa de produtividade) e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2018 – 2020). Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ).

Downloads

Publicado

2017-12-06

Edição

Seção

EXPIRADO - Artigo para dossiê