CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E A FUNÇÃO SOCIAL DO HISTORIADOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ENSINO DA DITADURA MILITAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O processo de construção da memória é marcado por lembranças e esquecimentos seletivos e por intensas disputas entre diferentes agentes sociais. Nesse processo, o historiador se coloca frente a um dever de memória, participando da identificação dos interesses que estão em disputa na construção da memória histórica a partir de sua análise do passado. Esse artigo propõe uma reflexão sobre essa função social do historiador a partir da análise do ensino da ditadura militar na educação básica. O objetivo é examinar aconstrução do passado autoritário a partir da memória e sua problematização pelo conhecimento histórico escolar. Para tanto, será utilizado o conceito de consciência histórica, tributário da emergência da didáticada história como campo de pesquisa.Downloads
Publicado
2015-09-30
Edição
Seção
EXPIRADO - Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.