CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E A FUNÇÃO SOCIAL DO HISTORIADOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ENSINO DA DITADURA MILITAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Licia Gomes Quinan UFRJ
  • Alessandra Carvalho CAp/UFRJ; NUPHED.

Resumo

O processo de construção da memória é marcado por lembranças e esquecimentos seletivos e por intensas disputas entre diferentes agentes sociais. Nesse processo, o historiador se coloca frente a um dever de memória, participando da identificação dos interesses que estão em disputa na construção da memória histórica a partir de sua análise do passado. Esse artigo propõe uma reflexão sobre essa função social do historiador a partir da análise do ensino da ditadura militar na educação básica. O objetivo é examinar aconstrução do passado autoritário a partir da memória e sua problematização pelo conhecimento histórico escolar. Para tanto, será utilizado o conceito de consciência histórica, tributário da emergência da didáticada história como campo de pesquisa.

Biografia do Autor

Licia Gomes Quinan, UFRJ

Licia Gomes Quinan: Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de História da Universidade
Federal do Rio de Janeiro e bolsista da CAPES. Endereço eletrônico: liciagquinan@gmail.com.

Alessandra Carvalho, CAp/UFRJ; NUPHED.

Alessandra Carvalho: Professora do Setor Curricular de História do Colégio de Aplicação da UFRJ e
pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Histórica e Ensino das Ditaduras (Nuphed).

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

EXPIRADO - Seção