DIDÁTICA DA HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE IDENTIDADES RAZOÁVEIS VISÕES SOBRE O JAPONÊS COMO IMIGRANTE INDESEJÁVEL UM TEMA PARA FOMENTAR A TOLERÂNCIA E O COMBATE À XENOFOBIA

Autores

  • Alessandro Paz Ferreira PROF-HISTÓRIA/UFRJ
  • Fernando Luiz Vale Castro PPGHIS/UFRJ; PROF-HIS/UFRJ.

Resumo

Um diálogo entre um tema de pesquisa voltado para a discussão sobrexenofobia/intolerância e a abordagem da Didática da História sobre o espaço escolar e as muitas variáveis do aprendizado histórico é o objeto fundamental do presente artigo. O texto busca apresentar uma proposta de tema a ser trabalhado em sala de aula e uma reflexão sobre alguns conceitos atualmente envolvidos na perspectiva da prática de ensino, visando a dar fôlego teórico ao conteúdo ora proposto.

Biografia do Autor

Alessandro Paz Ferreira, PROF-HISTÓRIA/UFRJ

Mestrando do Prof. História – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela UFRJ
(Universidade Federal do Rio de Janeiro) e bolsista da CAPES. Endereço eletrônico:
sandroandroll@yahoo.com.br.

Fernando Luiz Vale Castro, PPGHIS/UFRJ; PROF-HIS/UFRJ.

Professor Adjunto de História da América da Universidade Federal do Rio de Janeiro; professor da PósGraduação em História Social (PPGHIS); professor do Prof. História (Programa de Mestrado Profissional em
Ensino de História)

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

EXPIRADO - Seção