Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista TransVersos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de Submissão para publicação na Revista Transversos

Todas as submissões devem ser feitas online, através da plataforma da revista. Para isso, os autores deverão se cadastrar no site da revista e em seguida, realizar a submissão.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Revista Transversos propõe-se à publicação de produções científicas da área de história, com abordagens teóricas e metodológicas variadas, estabelecendo um espaço de diálogo transdisciplinar para os estudos que tratam das vulnerabilidades e controle social, escritas da História e estudos africanos. Publicada semestralmente, a revista recebe contribuições em fluxo contínuo, compatíveis com a sua linha editorial para as seguintes seções:

  1. Artigos: Composta por artigos inéditos, apresentando textos entre 15 e 30 páginas, (entre 37.500 e 75.000 caracteres sem espaço) em língua portuguesa, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé; um resumo, em português e inglês (abstract) ou francês (résumé), acompanhado de três a quatro palavras-chave em português e inglês (key-words).
  2. Notas de Pesquisa: Tem por objetivo situar o leitor sobre o estágio atual de uma determinada pesquisa em curso. Pode ser escrita por doutorandos e pós-doutorandos e deve partir do projeto inicial para depois destacar o que já foi realizado, resultados preliminares, possíveis mudanças de rotas etc. Deve ser escrita entre 10 e 15 páginas (entre 25.000 e 37.500 caracteres sem espaço), incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé; um resumo, em português e inglês (abstract) ou francês (résumé), acompanhado de três a quatro palavras-chave em português e inglês (key-words).
  3. Experimentadores: Publicação de narrativas produtoras de sentido não necessariamente acadêmicas, mas, que possam auxiliar a reflexão de questões históricas do passado e contemporâneas. Podem privilegiar a escrita, a oralidade ou a cultura visual. Nos dois últimos casos, as narrativas deverão vir acompanhadas de referência de autor, título, local, data e características do objeto apresentado (se for o caso, deverá ser realizada como nota de rodapé no fim da página), além de resumo, em português e inglês (abstract) ou francês (résumé). Para a narrativa escrita, o texto deverá conter entre 5 e 10 páginas (de 12.500 a 25.000 caracteres sem espaço).
  4. 3. Entrevista: Espaço destinado a dar visibilidade a história e ideias de pessoas com reconhecida atuação em sua área, quer acadêmica ou não.  Deve ter entre 10 e 15 páginas (entre 25.000 e 37.500 caracteres sem espaço) e estar afinada com os pressupostos teórico-metodológicos da história de vida, campo já consolidado na história oral. No caso de submissão de entrevista, devem ser enviadas as informações curriculares do(a) entrevistador(a) e do(a) entrevistado(a). A transcrição da fala do entrevistado deve ser identificada e constar entre aspas.
  5. Resenha: Destina-se a avaliações críticas de obras publicadas, no máximo, há dois anos no Brasil ou no exterior, ou de títulos esgotados recentemente reeditados. A partir de uma abordagem histórica, aceita-se resenhas de filmes, peças teatrais e exposições. Deve ter entre 4 e 6 páginas (de 10.000 a 15.000 caracteres sem espaço). Um título diferente do livro resenhado e referência completa da publicação antes do texto.

 

Os trabalhos enviados deverão seguir o seguinte formato:

  1. Os arquivos deverão ser salvos na extensão "doc", digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, "Times New Roman", tamanho 12, e espaçamento 1,5, justificado, sem espaçamento entre os parágrafos.
  2. Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.
  3. Título do texto em caixa alta (todas maiúsculas), negrito e centralizado.
  4. Resumo / Abstract / Résumé / Resumen deverá conter entre 6 e 10 linhas (entre 500 e 800 caracteres sem espaço), caixa normal, espaço simples e justificado.
  5. Quatro palavras-chave / keywords/ mots-clés / palabras clave: caixa normal, espaço simples, justificado e separadas por ponto e vírgula.
  6. Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas.
  7. Em caso de imagens, estas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato JPG. As dimensões, legendas e indicações de fontes devem seguir as normas da ABNT.
  8. As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão do programa editor de texto.
  9. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem observar as normas técnicas da ABNT – NBR 10520, de agosto de 2002. Exemplo: Derrida (1967: p. 293) ou (DERRIDA, 1967: p. 293).
  10. As citações diretas com mais cinco linhas, devem ser destacadas no texto com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, sem aspas, com espaço simples e justificada. Transcrições de falas, independente do número de linhas, seguem o mesmo modelo. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no item 9.

10.  O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples.

11.  O material publicado e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do autor(a) e/ou autores(as). Os editores não se responsabilizam pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores.

12.  As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.

13.  As páginas NÃO devem ser numeradas.

 

Condições de submissão

Como parte do processo de submissão da Transversos - Revista de História, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  1. Poderão submeter materiais à  Transversos - Revista de História pós-graduados Stricto Sensu (titulação mínima: Mestre).  Graduados devem enviar as suas produções em coautoria com Mestres e Doutores.
  2. Artigos, Notas de pesquisa, Experimentadores e Entrevistas devem ter caráter inédito e não estarem sendo avaliados por outra revista.
  3. O não cumprimento das regras de formatação levará à notificação do autor, que deverá fazer as correções necessárias para a avaliação do Conselho Editorial, acarretando no atraso na publicação do material.
  1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  2. Em relação a seção “Entrevista”, para sondagem de interesse sobre temas e entrevistados prospectivos, o entrevistador pode entrar em contato com o Conselho Editorial.
  3. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega deverão ser cumpridas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Artigos, Notas de pesquisa, Experimentadores, Entrevistas e Resenhas devem ter caráter inédito e não estarem sendo avaliados por outra revista.
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  4. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  5. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao enviar a sua contribuição o autor(a) declara que o material é inédito e que não está sendo avaliado por outra revista. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Transversos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Transversos.

Licença Creative Commons
Revista Transversos está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN:2179-7528