ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA NO CAMPO E CIDADES: UM RETRATO DE MINAS GERAIS ENTRE 2000 A 2015

Autores

  • Gustavo Henrique Cepolini Ferreira USP e UNIMONTES
  • Cleiton Ferreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.32238

Resumo

A escravidão é considerada um fenômeno social e territorial que emerge nos primórdios das civilizações antigas, que empregavam o trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas e rudimentares. No entanto, no decorrer da história, e também na contemporaneidade, pode-se encontrar inúmeras práticas análogas à escravidão. Diante do exposto, estabeleceu-se como objetivo geral estudar o contexto que envolve o trabalho escravo contemporâneo em Minas Gerais, entre o período de 2000 a 2015, para tal visa-se discutir a situação de Minas Gerais diante das ocorrências de trabalho escravo ocorridas. Salienta-se ainda, que a maioria das ocorrências tem origem no campo, devido a fatores socioeconômicos em função da contrarreforma agrária em vigor no país. A abordagem metodológica consistiu em pesquisa bibliográfica, tratamento de dados oriundos do Ministério do Trabalho e Emprego e da Comissão Pastoral da Terra, elaboração de mapas, gráficos e tabelas.  Assim, é possível inferir que o trabalho escravo contemporâneo infringe as legislações e desencadeia um processo perverso na frente pioneira e também em outras regiões do Brasil, respaldado especialmente pelos mecanismos de acumulação primitiva, os quais são incorporados à reprodução ampliada do capital. Por fim, os resultados demostram que nos últimos anos, o número de ocorrências envolvendo trabalhadores em situação de escravidão no Brasil tem diminuído, enquanto que em Minas Gerais constata-se um significativo aumento dos trabalhadores escravos, tanto no campo quanto nos centros urbanos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, USP e UNIMONTES

Geógrafo pela PUC-Campinas, Mestre e Doutorando em Geografia Humana - USP. Atualmente é Professor no Depto de Geociências - UNIMONTES.

Cleiton Ferreira dos Santos

Graduado em Geografia - UNIMONTES e Pesquisador no Núcelo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrário - NEPRA-UNIMONTES.

 

Downloads

Publicado

2018-07-22

Como Citar

Ferreira, G. H. C., & Santos, C. F. dos. (2018). ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA NO CAMPO E CIDADES: UM RETRATO DE MINAS GERAIS ENTRE 2000 A 2015. Revista Tamoios, 14(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.32238

Edição

Seção

Artigos