REFLEXÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS MÍDIAS: A POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DOS DISCURSOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Camila Heimerdinger Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29625

Resumo

No artigo abordou-se  as Mídias no contexto das reflexões realizadas na dissertação de  mestrado intitulada: “Sentidos e significados das Mídias para alunos e professores de Geografia: estudo dos aspectos didático-pedagógicos do uso das Mídias nos municípios limítrofes de Nova Santa Rosa-PR/2015-2016” e fundamentou-se com  dados do trabalho de Conclusão de Curso em Geografia, intitulado: “Análise do discurso da mídia para alunos e professores de Geografia em Nova Santa Rosa-PR/2013”. Os estudos foram realizadas no período de 2013-2017. Os dados  analisados são de professores e alunos do 9º ano  de  duas escolas públicas, uma situa-se  no campo e a outra na sede. O objetivo visou interpretar o conceito de Mídias definido pelos professores e alunos. Através do método dialético foram realizadas análises na pesquisa quantitativa/qualitativa, que contou com a aplicação de questionários aos participantes. Contudo, os professores utilizam as Mídias como recursos nas aulas e necessitam analisar mais seus discursos. No geral, ambos definem as Mídias como um conjunto de meios de comunicação em massa.

Biografia do Autor

Camila Heimerdinger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão-PR e Professora de Geografia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Geografia; Professora da UNIOESTE, campus de Marechal C. Rondon e do programa de pós-graduação em Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Heimerdinger, C., & Schlosser, M. T. S. (2017). REFLEXÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS MÍDIAS: A POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DOS DISCURSOS EM SALA DE AULA. Revista Tamoios, 13(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29625

Edição

Seção

Artigos