AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Suzana Campos Silva SEEDUC-RJ / AGB-Niterói

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.25610

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o ensino de Geografia que vem sendo efetivado nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, no contexto das políticas públicas educacionais, com destaque para as avaliações externas. Serão considerados para esta análise o modelo de gestão educacional estadual vigente entre os anos de 2007 e 2014, as avaliações do Saerj e do Saerjinho e a construção de índices para a educação. Através de algumas questões presentes nas provas de Geografia serão avaliadas também a Matriz de Referência e o Currículo Mínimo, assim como os objetivos destes documentos e da própria forma como se apresentam as questões.

Biografia do Autor

Suzana Campos Silva, SEEDUC-RJ / AGB-Niterói

Mestre em Geografia e Especialista em Educação Básica na Uerj-FFP; Professora da educação básica nas redes estadual e municipal; Realiza pesquisas direcionadas as temáticas Ensino de Geografia, Currículo e Avaliação.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Como Citar

Silva, S. C. (2017). AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Revista Tamoios, 13(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.25610

Edição

Seção

Artigos