IDENTIDADES, AFETIVIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA/BA E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO SIGNIFICADO DESTE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Edson da Silva Santos Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Célia Regina Batista dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana.

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.25119

Resumo

O estudo de lugar no atual contexto histórico tem tido especial destaque por se constituir num excelente laboratório para se compreender o mundo, possibilitando analisar fenômenos que acontecem a nível global e se manifestam em locais específicos, concretos. Todavia, tal abordagem, requer uma mediação pedagógica com conhecimento teórico, consistente para que o professor tenha segurança ao abordar principalmente a escala local. Isso posto, o presente trabalho traz os resultados de um estudo de caso desenvolvido num colégio Estadual de Feira de Santana/BA, e teve por objetivo identificar como as práticas pedagógicas das professoras de geografia da educação básica podem influenciar na formação e/ou (re)afirmação da(s) identidade(s) para com o lugar Feira de Santana. Para tal, confrontamos as ideias apresentadas pelas professoras e alunos, pontuando as semelhanças e diferenças das imagens, discursos, ideias e ações em relação ao lugar Feira de Santana. A produção dos dados ocorreu entre os meses de julho a agosto de 2014, e contou com a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram 32 alunos e cinco professoras. Os principais resultados apontam que alunos e professoras possuem laços identitários com o lugar Feira de Santana.

Biografia do Autor

Edson da Silva Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Atualmente cursa Bacharel em Geografia pela mesma universidade. Bolsista de iniciação cientifica, pela da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB , na UEFS. Tem experiência na área de Geografia, com enfase na área da Educação e estudos urbanos. Atua na produção de material didático pedagógico e no estudo do Lugar.

 

Célia Regina Batista dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Doutora em Educação com Área de Concentração em Formação de Professores e Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos/SP, Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Santos, E. da S., & Santos, C. R. B. dos. (2016). IDENTIDADES, AFETIVIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA/BA E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO SIGNIFICADO DESTE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista Tamoios, 12(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.25119

Edição

Seção

Artigos