TECENDO CAMINHOS E AFIRMANDO SENTIDOS ENTRE CIDADANIA, ESPAÇO E GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Amélia Cristina Alves Bezerra UFF- Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.23532

Resumo

“Formar para a cidadania” tornou-se um termo recorrente nos vários campos discursivos, inclusive no âmbito da educação, e, embora, reconheçamos e reafirmamos sua importância como um horizonte da luta por igualdade social e reconhecimento, seu uso demasiado e sem acompanhamento de reflexões históricas e políticas tem contribuído para certo esvaziamento do conceito. Esse diagnóstico nos coloca diante da necessidade de pensar sobre os elementos históricos que conformaram os referenciais de cidadania no Brasil, e o que revelam as experiências históricas e o papel dos saberes escolares, especialmente as contribuições da geografia escolar, nesse processo de construção. Essas inquietações norteiam este artigo, que objetiva trilhar um caminho reflexivo entre espaço, cidadania e geografia escolar, pois, embora ainda que a dimensão espacial seja fundamental para pensar a sociedade, ela tem sido negligenciada na construção das noções de cidadania presentes na escola. Tal reflexão encontra-se dividida em três momentos: no primeiro, introduzimos a discussão sobre o papel do tempo e do espaço na compreensão das relações sociais; em seguida, aproximamo-nos das dimensões históricas e teóricas que conformaram a ideia de cidadania no Brasil e sua relação com o espaço; por último, tecemos um caminho entre cidadania, espaço e geografia escolar.

Biografia do Autor

Amélia Cristina Alves Bezerra, UFF- Universidade Federal Fluminense

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1995), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco  e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Estudos sobre a Cidade; Ensino de Geografia; Formação de Professor de Geografia, atuando especialmente nos seguintes temas: cidade, manifestações culturais e processos formativos; políticas urbanas; formação de professores de geografia; práticas de ensino em Geografia; educação e direito à cidade. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Bezerra, A. C. A. (2016). TECENDO CAMINHOS E AFIRMANDO SENTIDOS ENTRE CIDADANIA, ESPAÇO E GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Tamoios, 12(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.23532

Edição

Seção

Artigos