AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) E OS DESAFIOS FRENTE AS ORDENS IMPOSTAS PELO CAPITALISMO NO CAMPO BRASILEIRO

Autores

  • Claudia Maria Bernava Aguillar Faculdade de Filosofia e Ciências- Unesp Marília
  • Maria Alda Barbosa Cabreira Faculdade de Ciências e Letras, Unesp de Assis.

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.22841

Resumo

O cenário atual do campo brasileiro faz parte do processo de inserção e intervenção das práticas impostas pelo modo de produção capitalista, capitaneadas pela classe dominante burguesa, que têm como projeto articulador, a implantação e implementação da chamnada "revolução verde", a qual revela as políticas ofensivas para dinamizar e aumentar a concentração de riquezas por meio da produção e reprodução do capital, em detrimento da luta dos trabalhadores rurais pelo acesso à terra e o cumprimento de sua função social. Para enfrentar o desafio de minimizar as ofensivas do capital, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) criou a educação agroecologica, com o objetivo de conceber as manipulações embutidas nas contradições impostas pelo sistema, como a falta de interação das disciplinas e a fragmentação do conhecimento em virtude da falta de organicidade dos professores, a dificuldade de apropriação teórica dos alunos, a falta de investimentos para a manutenção das escolas e incentivos à pesquisa em agroecologia. As práticas educativas em Agroecologia do MST, frente às políticas neoliberais impostas pela classe dominante, se constituem no foco das reflexões iluminadas pela fundamentação teórica e a pesquisa exploratória, as quais contribuem para a análise das questões postas.

Biografia do Autor

Claudia Maria Bernava Aguillar, Faculdade de Filosofia e Ciências- Unesp Marília

Doutoranda em Educação, Unesp de Marília; Mestre em História, Unesp Assis; Graduada em Ciências Sociais, Unesp Marília; Professora de Ensino Superior II da Faculdade de Tecnologia de Garça, SP.

Maria Alda Barbosa Cabreira, Faculdade de Ciências e Letras, Unesp de Assis.

Doutoranda em História, Unesp Assis; Mestre em Educação, Unesp Marília, Graduada em Ciências Sociais, Unesp Marília; Professora de Ensino Superior II da Faculdade de Tecnologia de Garça, SP.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Aguillar, C. M. B., & Cabreira, M. A. B. (2016). AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) E OS DESAFIOS FRENTE AS ORDENS IMPOSTAS PELO CAPITALISMO NO CAMPO BRASILEIRO. Revista Tamoios, 12(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.22841

Edição

Seção

Artigos