A PAISAGEM NO MUNDO DA CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Jane Nunes Mascarenhas Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.21889

Resumo

A presente pesquisa versa sobre a importância da paisagem no mundo da criança. Tem como objetivo refletir sobre a importância do desenho no ensino de Geografia nas séries iniciais para compreensão da paisagem. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas oficinas com o propósito de compreender a interpretação que a paisagem assume no mundo da criança, em uma representação através do desenho. A pesquisa foi realizada com alunos da faixa etários de 6 a 12 anos matriculados no 1° e 5° ano do ensino fundamental na cidade de Porto Nacional, TO.

Biografia do Autor

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Adjunta do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional desde 2005, atua junto ao Curso de Graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia (Campus de Porto Nacional).  Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP, mestre em Geografia pela UNESP Presidente Prudente e graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Práticas e Metodologias de Ensino de Geografia (LEGEO) na UFT. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) da Universidade Federal de Goiás, do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (NEUCIDADES) da Universidade Federal do Tocantins e da Rede Latino-americana de Investigação em Didática da Geografia (REDLADGEO).

Jane Nunes Mascarenhas, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Geografia, habilitação licenciatura, na Universidade Federal do Tocantins – UFT campus Porto Nacional.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Pereira, C. M. R. B., & Mascarenhas, J. N. (2016). A PAISAGEM NO MUNDO DA CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tamoios, 12(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.21889

Edição

Seção

Artigos