EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ESTUDO DA CIDADE E DO URBANO EM SÃO GONÇALO: ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DOS DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • Ana Claudia Ramos Sacramento UERJ - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Aline Mello Campos Prof.ª de Geografia CIEP 408 e 439 SEEDUC- RJ
  • Fabiana Sanches Prof.ª de Geografia CIEP 439 SEEDUC- RJ
  • Jupiara de Jesus Pereira da Silva Prof.ª de Geografia CIEP 439 SEEDUC- RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.21441

Resumo

A cidade, enquanto organização espacial nos fornece múltiplas leituras do espaço vivido, da territorialidade, do lugar do cidadão e das paisagens impressas da sociedade. Pensar como ensinar a cidade e o urbano possibilitam aos professores e aos alunos reconstruírem sua própria espacialidade, tomando consciência espacial dos aspectos sociais e físicas que são próprias da cidade onde vivem. Este artigo teve como objetivo analisar a relação de ensinar e de aprender sobre a cidade de São Gonçalo por alunos e professores de geografia dos Ensinos Fundamental II e Médio da rede pública, desenvolvido dentro do projeto de ensino público financiado pela FAPERJ. Assim, desenvolver conjuntamente, atividades que promovam a discussão sobre a importância da cidade de São Gonçalo como um objeto de estudo, é possibilitar a compreensão das práticas sociais dos estudantes. Desta maneira, a orientação metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio das ações realizadas pelos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Como resultados finais, percebe-se que a partir da apresentação de algumas atividades de aprendizagens construídas ao longo da pesquisa possibilitaram aproximar os conteúdos dos estudantes de sua realidade, envolvendo conteúdos como de cartografia, de relevo, dentre outros propiciando uma leitura espacial da cidade.

Biografia do Autor

Jupiara de Jesus Pereira da Silva, Prof.ª de Geografia CIEP 439 SEEDUC- RJ

 

 

 

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Sacramento, A. C. R., Campos, A. M., Sanches, F., & Silva, J. de J. P. da. (2016). EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ESTUDO DA CIDADE E DO URBANO EM SÃO GONÇALO: ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DOS DOCENTES E DISCENTES. Revista Tamoios, 12(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.21441

Edição

Seção

Artigos