A FILOSOFIA MORAL NA ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA: O PENSAMENTO DE ADAM SMITH

Autores

  • Natasha Pergher Silva Mestranda em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ED/UFRGS). Bolsista CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25834

Palavras-chave:

Filosofia Moral, Economia Política Clássica, Adam Smith

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a fundamentação moral que pavimentou o surgimento da Economia Política Clássica, aqui analisada através da obra de Adam Smith. Para tanto, serão discutidos o contexto histórico e filosófico em que o pensamento econômico clássico é edificado, bem como a oposição entre duas visões filosóficas antagônicas – o egoísmo moral e o bem moral – as quais pavimentaram o pensamento ocidental e a constituição da obra de Adam Smith. Por fim, pretende-se mostrar que Smith, através de Teoria dos Sentimentos Morais e A Riqueza das Nações, conecta essas duas perspectivas em uma mediação capaz de articular o pensamento econômico à dimensão ética e ao desenvolvimento histórico do capitalismo.

Downloads

Como Citar

Silva, N. P. (2017). A FILOSOFIA MORAL NA ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA: O PENSAMENTO DE ADAM SMITH. (SYN)THESIS, 8(1), 113–125. https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25834

Edição

Seção

Artigos