O CONCEITO DE HEGEMONIA NA LUTA CONTRA O RACISMO NO BRASIL: A FUNÇÃO DOS NEABs

Autores

  • Otair Fernandes Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19669

Palavras-chave:

Intelectualidade Negra, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Ensino Superior, Racismo, Hegemonia

Resumo

O presente artigo busca traçar algumas considerações sobre a função da intelectualidade negra dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) na luta contra o racismo no processo de transformação da educação brasileira no contexto democrático atual, em particular no ensino superior, no período pós-Lei 10.639/2003, sob a luz das categorias políticas do pensador e militante comunista italiano Antonio Gramsci, em particular o conceito de hegemonia. Apesar de preliminar, trata-se de um estudo desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Leafro/UFRRJ) e visa demonstrar a importância do uso dos principais conceitos gramscianos para uma compreensão política mais profunda da luta contra o racismo no Brasil.

Biografia do Autor

Otair Fernandes, Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM/DES). Coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO/UFRRJ). Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio Imaterial e Cultura Afro-Brasileira (GPICAfro).

Downloads

Como Citar

Fernandes, O. (2016). O CONCEITO DE HEGEMONIA NA LUTA CONTRA O RACISMO NO BRASIL: A FUNÇÃO DOS NEABs. (SYN)THESIS, 7(2), 191–204. https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19669

Edição

Seção

Artigos