AÇÕES AFIRMATIVAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR E NEABs: INTERSEÇÕES HISTÓRICAS

Autores

  • Ahyas Siss Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19667

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, NEABs, Educação das Relações Étnico-Raciais

Resumo

Este artigo está inserido no campo das relações étnico-raciais e educação superior brasileira. Ele centra suas lentes analíticas sobre o estudo das políticas de ação afirmativa étnico-racialmente referenciadas e tensionadas pela categoria classe social, políticas essas em curso em universidades públicas brasileiras. A Lei 10.639/2003 atualizada pela Lei 11.645/2008, ao lado das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, a formação de professores em seus aspectos inicial e continuado, o protagonismo dos NEABs e a Lei 12.711/2012, popularmente conhecida como a Lei de Cotas, ocupam aqui lugares de destaque.

Biografia do Autor

Ahyas Siss, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ. Coordenador do Observatório das Políticas de Ações Afirmativas (OPAA).

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Como Citar

Siss, A. (2016). AÇÕES AFIRMATIVAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR E NEABs: INTERSEÇÕES HISTÓRICAS. (SYN)THESIS, 7(2), 181–190. https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19667

Edição

Seção

Artigos