AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE E AÇÃO AFIRMATIVA ENTRE PARENTES

Autores

  • Luís Cláudio de Oliveira Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19664

Palavras-chave:

Identidade, Família Afro-Brasileira, Ação Afirmativa, Memória

Resumo

O presente texto reflete sobre a construção de identidade étnica e cultural ao longo da preparação e realização de encontros anuais organizados pelos membros da Família Bernardo-Glória-Faustino, na cidade de Rio Claro, distante cerca 160 km da capital do Rio de Janeiro, que tem como fio condutor o arco de memórias transmitido no interior do grupo desde a sua primeira geração, surgida de uma confluência de ex-escravos migrantes de São Paulo para o Rio de Janeiro em fins do século XIX. O principal argumento da análise é de que ao mobilizar parentes de várias regiões diferentes para encontros com a finalidade de celebrar o presente, rememorando o passado, cria-se um ambiente favorável à produção de referências positivas da sua história familiar, ao fortalecimento dos laços de parentesco e à produção de uma rede de solidariedade, ambiente este que projeta o empoderamento do grupo e se traduz em práticas de ações afirmativas, em paralelo às políticas públicas empreendidas pelas instituições oficiais.

Biografia do Autor

Luís Cláudio de Oliveira, Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Professor de Sociologia da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Oliveira, L. C. de. (2016). AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE E AÇÃO AFIRMATIVA ENTRE PARENTES. (SYN)THESIS, 7(2), 147–157. https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19664

Edição

Seção

Artigos