Um ensaio de ego-história

Autores

  • Eliana Almeida de Souza Rezende PHD UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.24636

Palavras-chave:

Historiador, Bibliotecário, Arquivista, Perfil Profissional, Interdisciplinaridade

Resumo

Deste universo de informação farta, mas com obsolescência galopante, atuo de forma a encontrar alternativas que conciliem passado, presente e futuro. Afinal, é preciso se colocar diante destes tempos de imediaticidade, produção em massa e, ao mesmo tempo, obsolescências e transitoriedade de suportes.Gosto sempre de incentivar as pessoas interdisciplinarmente. Não creio num mundo compartimentado, creio num mundo que integre vários modos de pensar! É este novo mundo que se descortina para nós. Buscar conexões possíveis entre áreas e manter o espírito aberto para dialogar, e se surpreender, é o que nos deve manter ativos e atuantes.Num mundo de tantos excessos, a importância maior não está em apenas produzir informações, mas essencialmente em distribuir criativamente o que se tem e manter uma inquietação necessária aos acréscimos.Em verdade, minha proposição aqui é muito mais expor uma inquietação provocativa e lançar aos futuros historiadores e demais profissionais das áreas de Ciências Humanas e Aplicadas que lidam com a informação questões em relação ao seu trabalho de investigação e lida com as fontes produzidas na contemporaneidade de princípios do século XXI, suas opções e formas de atuação.

 

 

DOI: 10.12957/sustinere.2016.24636

Biografia do Autor

Eliana Almeida de Souza Rezende, PHD UNICAMP

http://eliana-rezende.com.br/sobre-a-er/sobre-mim-eliana-rezende/
  • PhD em História Social – Linha de Pesquisa Cultura e Cidades – UNICAMP (2009)
  • Doutorado História Social – Linha de Pesquisa Cultura e Cidades – UNICAMP (2002)
  • Mestrado História Social – Linha de Pesquisa Cultura e Cidades – PUC/SP (1997)
  • Especialista em Preservação e Conservação de Colecções de Fotografia, Lisboa, Portugal (1998)
  • Planejamento Estratégico na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná
  • Contratada por Notório Saber pela Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Sul para capacitação e orientação de implantação de Centro de Documentação e Memória em 37 Secretarias de Governo
  • Contratada por Notório Saber pelo TRE/MG para ministrar oficinas e curso “Projetos de Memória Institucional: da elaboração à divulgação na web 2.0”
  • Contratada por Notório Saber pela Prefeitura Municipal de Curitiba para implantação da Gestão Documental em todo o Municí­pio (32 secretarias de Governo)
  • Consultora em Políticas de Preservação Digital
  • Consultora em Gestão Documental FUNDESTE/UNOCHAPECÓ
  • Consultora em Gestão e Preservação Documental para o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/UNOCHAPECÓ).
  • Coordenadora e Docente no Programa de Cursos de Aprimoramento Acadêmico e Profissional da Fundação Escola de Sociologia e Polí­tica de São Paulo (FESPSP), com o Curso: “Projetos de Memória Institucional: da elaboração à  divulgação na web 2.0”
  • Curadoria e produção de Conteúdos para Universos Organizacionais e/ou meios digitais (incluindo Grupos de Discussão e Comunidades web)
  • Webconferencista
  • Blogueira
  • Gerente/Moderadora de Grupos e Fóruns de discussão LinkedIn: responsável como gerente/moderadora em 13 Grupos e um total aproximado de 400.000 usuários. Dentre os Grupos: Projetos em Bibliotecas Arquivos e Centros de Documentação, Bibliotecas 2.0, Gestão da Informação, Gestão de Conhecimento, Editores e Profissionais do Livro, Design & Arquitetura Verde, Sustentabilidade Brasil. Arquitetura Brasil, Consultores Organizacionais, Mídias Sociais, EAD – Ensino a Distância, Professores Universitários, PUC/SP.

Referências

BURKE, Peter. A escrita da história. São Paulo, Editora da UNESP, 1992.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros – leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2 ed. Brasília: Editora UNB, 1998.

CHARTIER. Robert (Org). Práticas de Leitura. São Paulo, Estação Liberdade, 1996.

CUNHA, Maria Teresa. Territórios abertos para a História. In: O historiador e suas fontes. São Paulo, Contexto, 2011.

DUQUE, Cláudio Gottschalg (Org.). Comunicação Científica Contemporânea e de Vanguarda. Ciência da Informação Estudos e Práticas. Brasília: Centro Editorial, 2011.

FARGE, Arlete. O Sabor do Arquivo. Tradução de Fátima Murad. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), 2009.

FURET, François. A oficina da história. Lisboa, Gradiva, 1985.

HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes. 1992

LÉVY, Pierre. A Revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 9, dez. 1998.

LE GOFF, Jacques. Memória/História. Enciclopédia Einaudi, vol. 1, Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda.

LE GOFF, Jacques. CHARTIER, Roger; REVELL, Jacques. A Nova História. Coimbra, Almedina, 1990.

LE GOFF, Jacques; Nora, Pierre. Histórias: novos problemas, novas abordagens, novos objetos. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976.

NORA, Pierre. Ensaios de ego história. Lisboa, Edições 70 Ltda., 1989.

PINSKY, CarlaBassanezi; LUCA, Tania Regina (Org.). Apresentação. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2011.

REZENDE, Eliana A. de Souza. Em tempos de tintas digitais: escritos e leitores. In: Anais do II Seminário Internacional História do Tempo Presente, Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, 2014

REZENDE, Eliana A. de Souza. Desafios da contemporaneidade: as tecnologias como política de preservação de patrimônio cultural – documental. Disponível em <http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/966/53/6 >. Acessado em 23/05/2016.

REZENDE, Eliana A. de Souza. Blog Pensados a Tinta. Disponível em <http://pensadosatinta.blogspot.com.br/ >. Acessado em 23/05/2016.

Downloads

Publicado

18-07-2016

Como Citar

Rezende, E. A. de S. (2016). Um ensaio de ego-história. Revista Sustinere, 4(1), 144–153. https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.24636